Texto por Rômulo Konzen e fotos por Flávio Bandeira.

 

Em maio deste ano assisti ao show de reunião do Titãs em Porto Alegre tomando chuva na cabeça e no pior local possível desta cidade, mesmo assim, a apresentação foi impecável. Este era o background que eu tinha para ir ao show deste 13/12/2023 no Araújo Vianna, minha casa de shows favorita. A expectativa estava nas alturas e foi alcançada.

 

Com 20 minutos de atraso a banda sobe ao palco de um Araújo Vianna atrolhado de gente como nunca antes havia presenciado. Lotação esta que foi o único defeito da noite. Aparentemente de uns tempos pra cá começaram a vender ingressos para ficar em pé nos corredores do teatro, o que não só atrapalha a locomoção de qualquer pessoa lá dentro, como transforma o lugar em uma air fryer que ar condicionado nenhum dá conta.

 

Felizmente o calor e a superlotação foram os únicos empecilhos do show, ambos problemas que não são responsabilidade direta da banda, que fez o que vem fazendo com maestria, uma apresentação impecável. 

 

Mesmo com o fator “novidade” já tendo ficado para trás, afinal a turnê já está passando pela segunda vez nas cidades, isso não parece abalar nem um pouco a alegria e empolgação dos integrantes. Todos entregaram tudo de si durante as 2h30 de um setlist matador, passando por várias fases da carreira e dando espaço para que todos os cinco vocalistas tivessem seus momentos de brilho.

 

O Titãs preparou o melhor que podia para uma turnê de reunião. Um show longo, coisa que poucas bandas encaram – ainda mais na idade que se encontram – uma produção lindíssima de palco, e o setlist que não deixa nenhum fã insatisfeito. Houve um momento inclusive para homenagear Marcelo Fromer, o integrante falecido em 2001, que é belamente representado por sua filha Alice Fromer em duas canções.

 

Pouca coisa mudou do show de maio para este, uma ou duas músicas, mas confesso que está tudo tão redondinho e no lugar, que eu assistiria repetidas vezes sem cansar. A banda segue mostrando ao mundo que não são apenas gigantes, e sim, Titãs.

 

SETLIST:

 

1 – Diversão

2 – Lugar Nenhum

3 – Desordem

4 – Tô Cansado

5 – Igreja

6 – Homem Primata

7 – Será que é isso que eu necessito?

8 – Estado Violência

9 – O Pulso

10 – Comida

11 – Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas

12 – Nome Aos Bois

13 – Eu Não Sei Fazer Música

14 – Cabeça Dinossauro

 

ACÚSTICO:

15 – Epitáfio

16 – Os Cegos Do Castelo

17 – Pra Dizer Adeus

18 – Toda Cor (com Alice Fromer)

19 – Não Vou Me Adaptar (com Alice Fromer)

 

20 – Família

21 – Querem Meu Sangue

22 – Go Back

23 – É Preciso Saber Viver (Roberto Carlos cover)

24 – Domingo

25 – Flores

26 – O Quê

27 – Televisão

28 – Porrada

29 – Polícia

30 – AA UU

31 – Bichos Escrotos

 

BIS:

32 – Miséria

33 – Marvin

34 – Sonífera Ilha