Texto por Rômulo Konzen.

 

No final de 2023, foi divulgada uma turnê brasileira da cantora Tarja, junto ao baixista Marko Hietala, para 2024. 

 

Com ingressos esgotados, o Bar Opinião recebeu os dois no último sábado, 09/03. A casa estava lotada de fãs ansiosos para ver novamente juntos, no mesmo palco, dois de seus maiores ídolos ex-Nightwish. Os fãs só não contavam com os percalços ao longo da noite. Tudo começou no dia anterior que foi anunciada por e-mail uma readequação de cronograma do show, contando  com uma abertura, de Andreas Solrak, além de uma apresentação solo de Hietala. Que até então havia apenas se apresentado junto a Tarja em algumas músicas. Até aí, nenhum problema. Afinal, teríamos a oportunidade de ver um pouco mais dele. 

 

Por volta das 22h, Hietala subiu ao palco junto ao guitarrista, também finlandês, Tuomas Wainola para uma apresentação acústica. Após tocar a primeira música, Marko saiu do palco, voltando logo após pedindo muitas desculpas mas que não estaria em condições de cantar, pois estava com problemas na voz.  Apesar de toda compreensão, os fãs presentes ficaram arrasados. Muitos ali estavam justamente para vê-lo.  Hietala disse que ficaria um tempo descansando no backstage para ver se recuperaria, e que encontraria com os fãs e tiraria foto para "recompensá-los", mas o show não aconteceu. 

 

Logo após, o palco para Tarja começou a ser organizado. Mais uma hora de espera para os fãs que já estavam cansados e com muito calor. Algumas pessoas já haviam sido socorridas por isso.  Por volta das 23h, o empresário Paulo Baron subiu ao palco e informou que Tarja estava doente. Digamos que o início do anúncio não foi dos mais bem recebidos pelo público local, pois dava a entender que o show não aconteceria. Continuando o anúncio, disse que ela iria se apresentar, mas que precisaria da ajuda do público. Quanto a isso, nem precisava pedir. 

 

Tarja subiu ao palco e foi recebida como a diva que é. Sinceramente, tirando as partes em que o guitarrista de sua banda falava por ela, nem parecia que estava mal. A entrega do show foi a mesma de outras apresentações. O público a abraçou. 

 

Já sem esperar que as músicas da carreira no Nightwish fossem tocadas pela ausência de Hietala, Tarja nos surpreendeu com Planet Hell, do álbum Once. O Opinião foi abaixo. E não se recuperou porque, logo em seguida, ela performou I Wish I Had An Angel, do mesmo álbum. As pessoas, muitas com lágrimas nos olhos, cantaram tão alto que ajudaram na tarefa de Tarja. 

 

Importante ressaltar a qualidade e a simpatia dos músicos que fazem parte de sua banda.

 

Tarja encerrou o show após entregar até o que não tinha. Poucos artistas tiveram tanto respeito e carinho por seus fãs quanto ela, aumentando ainda mais a admiração de todos os presentes por ela.