Texto por Daniel Iserhard e fotos por Rômulo Konzen.
Foi épico. Foi uma ópera metal, talvez? Iron Maiden contou uma história ontem, em Porto Alegre. Digo Porto Alegre porque é onde estamos, é onde cobrimos os shows. Todos já havíamos acompanhado no Rock In Rio e o show é sim, como uma peça teatral. Tem roteiro, tem ensaio, tem marcação de palco. Tem tudo.
Rômulo, que cobriu o evento como fotógrafo já tinha dito que o Bruce seguia um roteiro, informado pela produção para que pudéssemos registrar momentos certos, ou não.
Eram talvez 50 mil vozes cantando junto os maiores hits da banda e os menores, também. Tinha gente de tudo que é idade mas arrisco dizer que a média era mais pra mais do que pra menos. Fãs oitentistas de Iron e outros recém nascidos, praticamente. Sem exagero, tinha gente dos 3 aos 70.
O avião em tamanho real em cima das cabeças da banda, o Eddie com espadinha, o lança chamas do Bruce, os fogos que acompanharam Steve Harris depois do solo em Iron Maiden, seguido do cabeção diabólico flutuante. Impossível ir ao show e ficar alheio e não achar tudo espetacular.
Bruce cagou pro câncer de língua e pros 61 anos. O homem é energia pura, durante 2 malditas horas. Steve Harris, o chefe, não deixa por menos, Nico octopus e todos os 80 guitarristas também.
Quem não foi, lamento, perdeu, talvez, um dos maiores espetáculos que o rock já produziu em terras gaudérias. Se o ingresso foi caro, talvez tenha sido porque não era um show, apenas, valia por pelo menos 2.
As bandas de abertura não deixaram por menos. Aqui vai minha opinião: achei BEM bacana o show de ambas e digo que a banda nativa, Rage in My Eyes (fica a dica), foi superior à banda do filho do chefe.
Ainda teve espaço, nas poucas interações do Bruce com a platéia, pra brincadeira com “o show do rio foi ok, o de são paulo foi bacana mas aqui, AQUI VAI SER FODA PRA CARALHO”. E FOI, meu amigo, e foi.
Fiquem com o set list e as fotos que fizemos: imagens falam mais que palavras, mas música fala mais que tudo isso junto. Uma boa vida pra vocês. O legado da besta é maravilhoso.
SETLIST:
Aces High
Where Eagles Dare
2 Minutes to Midnight
The Clansman
The Trooper
Revelations
For the Greater Good of God
The Wicker Man
Sign of the Cross
Flight of Icarus
Fear of the Dark
The Number of the Beast
Iron Maiden
BIS:
The Evil That Men Do
Hallowed Be Thy Name
Run to the Hills