Por Daniel Iserhard.
Hoje é dia de voltar a falar sobre os 100 maiores vocalistas de todos os tempos da Rolling Stone. E no 85º lugar temos o sensacional Samuel David Moore, ou Sam Moore.
Sam é um tenor, nascido a 12 de outubro de 1935 em Miami, na Flórida, hoje com 77 anos ele ainda continua em atividade. Essa figura influenciou gente como Al Green, Teddy Pendergrass e Bruce Springsteen.
Cantor de american southern soul e R&B, fez parte do duo vocal Sam & Dave. Esta no Rock N’ Roll Hall of Fame, Grammy Hall of Fame (pela música “Soul Man”), Vocal Group Hall of Fame, além de ganhar Grammy e vários discos de ouro.
Uma das características mais fortes do Sam é o alcance ou extensão vocal que possui. Se isso ainda não te convenceu a ouvir e conhecer o homem, nós do CMM lamentamos.
Nenhuma dupla na história do Soul fez tanto sucesso de crítica e público. Sam conheceu Dave em 1961, no circuito de R&B de Miami.
Juntos, lançaram classicaços como “Soul Man” e “Hold On, I’m Comin'”. Apesar do sucesso, é consenso que Sam sempre foi muito mais cantor do que Dave, dizem até que o Dave acabava limitando o potencial do Sam.
Ainda assim, a dupla ficou junta por 20 anos e Sam só foi lançar material, o primeiro álbum solo “Overnight Sensational”, em 2006, e contou com a participação de Sting e Bruce Springsteen.
Fiquem com as nossas dicas e curtam as pérolas “Soul Man”, “Hold On, I’m Comin'” e “Part Time Love”:
Sam Moore – Soul Man: