Texto por Rômulo Konzen e fotos por Flávio Bandeira.

 

 

No último domingo, 21 de abril de 2024, Porto Alegre pode presenciar um acontecimento histórico para os fãs do Engenheiros do Hawaii, o show de reunião de Augustinho Licks (guitarra) e Carlos Maltz (bateria), os dois membros mais importantes que passaram pela banda de Humberto Gessinger.

 

Augustinho Licks deixou o grupo em 1993, após o lançamento do disco GLM. Já Carlos Maltz seguiu até 1996. Fazendo com que os fãs não os vissem juntos no palco há mais de 30 anos.

 

E foi num clima de comemoração, reencontro e muita emoção que aconteceu a apresentação no Bar Opinião, numa data única até o momento (acredito inclusive que o show serviu para terem noção se uma turnê valeria a pena). Os ex-membros se juntaram ao vocalista e baixista Sandro Trindade e ao guitarrista Jeff Gomes, que há anos possuem uma banda cover de Engenheiros do Hawaii, o Engenheiros Sem CREA. E juntos fizeram muitos marmanjos virem as lágrimas já nos primeiros acordes.

 

Com a casa cheia, porém não lotada, o show colecionou momentos marcantes. Era visível a alegria de Maltz e Licks por estarem novamente no palco após tanto tempo afastados das turnês. O sorriso do baterista foi constante durante toda a noite. Inclusive houve um anúncio de que ambos iriam atender a todos após o show, tamanha era a alegria por estarem reencontrando seus fãs.

 

 

Em alguns momentos os músicos pareciam um pouco perdidos e enferrujados, talvez pela falta de entrosamento, afinal era o primeiro show, o que trouxe um leve ar de amadorismo. Porém, qualquer deslize se tornou ínfimo diante da energia do público que erguia LP’s dos Engenheiros e cantava a plenos pulmões todas as canções.

 

Espero do fundo do coração que mais shows sejam realizados, e quem sabe no futuro Humberto Gessinger não ceda e se junte aos antigos companheiros, realizando o sonho de muitos em ver a formação clássica novamente.

 

SETLIST:

1 – Toda Forma de Poder
2 – Variações Sobre um Mesmo Tema
3 – A Revolta dos Dândis I
4 – Canibal Vegetariano Devora Planta Carnívora
5 – Muros e Grades
6 – Ninguém = Ninguém
7 – Somos Quem Podemos Ser
8 – Terra de Gigantes
9 – Pra Ser Sincero
10 – Refrão de Bolero
11 – Alívio Imediato
12 – Nau à Deriva
13 – Ando Só
14 – O Exército de Um Homem Só
15 – O Papa é Pop
16 – Era um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones
BIS:
17 – Herdeiro da Pampa Pobre
18 – Piano Bar
19 – Infinita Highway