Texto por Rômulo Konzen.
No último sábado, 30/12, o disco The Wall do Pink Floyd completava 40 anos de seu lançamento, em 1979. Rolou então no Bar Opinião em Porto Alegre uma celebração belíssima em grande estilo. A banda cover Perfect Sense se apresentou com uma orquestra de cordas tocando o disco na integra, proporcionando uma experiência completa e emocionante.
O show começou apenas com alguns minutinhos de atraso, e a casa estava lotada como há tempos eu não via, inclusive em shows internacionais que rolaram por lá nos últimos tempos. O aperto na plateia refletia o palco, que contava com 9 músicos na banda mais uns 8 instrumentistas da orquestra de cordas. Nunca vi um palco tão lotado, nem em shows do Titãs.
Porém, essa quantidade de músicos certamente foi o fator responsável por uma reprodução tão fidedigna do disco. Com dois tecladistas e mulheres fazendo backing vocals, cada elemento do álbum estava presente, inclusive o telão redondo clássico das apresentações de David Gilmour.
Alias, um dos tecladistas é sem dúvida o grande destaque da banda. No momento em que abriu a boca para dividir as vozes com o vocalista era possível ouvir Roger Waters no palco, tamanha semelhança de timbre e trejeitos.
A noite começou com In The Flesh e seguiu a ordem do The Wall, terminando em Outside The Wall. Porém como era de se esperar, o público empolgado pediu bis e foi aí que a banda me decepcionou de leve. 9 músicos, 2 tecladistas, backing vocals, UMA ORQUESTRA, tudo isso dava a possibilidade deles reproduzirem qualquer música da discografia da banda, porém Wish You Were Here foi o que veio. Apesar de ser uma música incrível, com voz e violão ela já é bem executada. Foi impossível conter a decepção e o sentimento de oportunidade perdida. Ao menos Shine On You Crazy Diamond veio na sequência pra dar uma compensada.
Em resumo: uma noite linda, onde um dos melhores álbuns da história da música foi homenageado da melhor forma possível. Já vi um bom punhado de covers e tributos ao Pink Floyd, inclusive em Teatros e com bandas de renome nacional, porém nenhuma chegou aos pés do que assisti no último sábado.