Texto por Rômulo Konzen, fotos cedidas por Glauco Malta do site Turbinado.

 

 

No último domingo, 10/11, o Bar Opinião em Porto Alegre foi palco de uma bela confraternização entre músicos, fãs e ídolos. O que pude presenciar foi praticamente um festival, onde 4 bandas se apresentaram, sendo o Noturnall a última, com a participação especial de Edu Falaschi (ex-Angra) e Mike Portnoy (ex-Dream Theater) em parte do set.

 

Das bandas de abertura meu destaque vai para os cariocas da Bruthus, que arrebentaram tudo com um som porrada, direto e grosseiro. Com vocal em português que lembra de leve o Matanza. Mesmo com um público diminuto, e alguns probleminhas técnicos, a banda não desanimou e fez uma bela apresentação do início ao fim.

 

 

Também se apresentaram as bandas Ignited e a Darkship, ambas mais voltadas para o metal, a última, sinfônico. Conforme as apresentações iam acontecendo o público aos poucos foi aumentando. Apesar de não ter enchido a casa em momento algum, as bandas ignoraram isso e deram tudo de sí. Foi bonito.

 

Noturnall entra com meia hora de atraso, acompanhada do guitarrista Mike Orlando, colega de Portnoy no Adrenaline Mob, e sem dúvida o grande destaque da noite para este que vos escreve. Um dos melhores guitarristas que já tive o prazer de assistir, sem falar na simpatia. 

 

Após uma boa quantidade de canções tocadas pelo Noturnall e vários depoimentos emocionados do vocalista Thiago Bianchi entre uma música e outra, eis que Edu Falaschi se junta ao grupo, e rola até um momento voz e violão onde Falaschi fica sozinho no palco, dando uma quebrada no ritmo no show, mas proporcionando momentos bonitos onde a plateia cantou em coro.

 

 

Quando o momento tão esperado da noite chega, o público que aguardava ansioso vai a loucura. Mike Pornoy assume as baquetas e é ovacionado por um Opinião sedento por músicas do Dream Theater e do Adrenaline Mob. A partir deste momento os vocais são divididos entre Thiago e Falaschi, ambos visivelmente se divertindo muito e bastante entrosados com o baterista gringo.

 

Foi uma bela noite de metal. Pude apreciar diversas bandas, algumas que não conhecia e passarei a ouvir sem dúvida, e ainda presenciei um dos shows mais bacanas da minha vida no quesito camaradagem e diversão entre os artistas. Outras bandas deveriam seguir o exemplo.

 

Agradecimento especial ao amigo e fotógrafo Glauco Malta que disponibilizou suas fotos para o Crazy Metal Mind. Acessem o site Turbinado que é bom!