wander wildner capa

Olá caros leitores, hoje aproveitaremos que este grande artista lançou mais um ótimo álbum para falarmos e divulgarmos um pouco esse trabalho. Como sempre, Wander Wildner muito simpático e atencioso cedeu-me mais uma entrevista, dessa vez falando sobre seu ultimo trabalho e suas andanças pelo mundo.

Caminando Y Cantando é o sexto álbum de estúdio do musica. Inspirado na sua recente andança por Buenos Aires, Montevideo e Berlin, o novo disco tem característica folk e deixa claro as influencias setentistas que Wander carrega desde sua adolescência.

wander_wildner_foto_3_de_CASSIANO_GRIESANG

A entrevista foi feita via internet, por mim, escritor do blog, Rômulo “Metal” Konzen:

Metal: Olá Wander, primeiramente muito obrigado pela disponibilidade e atenção. Comece contando um pouco como surgiu a ideia deste novo álbum?

Wander Wildner: Com espirito aventureiro, caí na estrada e rumei ao extremo sul em busca de inspiração para um novo álbum. Fui a Buenos Aires, andei por suas ruas, ouvi tango, e dali brotaram melodias. Passei por  Montevideo, caminhei pelas ramblas do rio da Prata, encontrei parceiros e outras musicas tomaram forma. Depois cruzei o Atlântico e fui ao velho mundo. Aportei em Berlin, aluguei um quarto ao lado de um parque e comprei uma bicicleta. Com o violão em punho viajei no tempo e voltei a uma época onde a musica folk predominava e fez a cabeça de uma geração. A ideia para o novo disco estava definida. Então regressei a Porto Alegre para gravar esse material junto dos amigos, e trouxe comigo o primeiro single pronto. "As Coisas Mudam" foi composta e produzida em Berlin, e o videoclipe, que estreia na MTV nessa semana, foi dirigido e produzido por Denise Garcia, diretora do premiado documentário "Sou feia mas tô na moda", juntamente com o fotógrafo e editor Cassiano Griesang. Nele se fundem imagens de duas Alemanhas, a que construíu um muro dividindo a cidade, e a que foi reconstruída após a derrubada desse mesmo muro.

(As Coisas Mudam–Wander Wildner)

 

Metal: De onde surgiu o nome "Caminando Y Cantando"?

Wander Wildner: Da ideia de estar, Caminando Y Cantando. Uma coisa bacana a se fazer sempre. E também uma lembrança da musica de Vandré.

Metal: Pelo que notei, apenas 3 musicas são composições suas, foi proposital, você pretendia gravar um álbum com versões de musicas de outros artistas, ou está em uma fase de pouca inspiração para compor?

Wander Wildner: Exatamente isso.

Metal: Alias, como é seu processo de composição?

Wander Wildner: Intuitivo.

Metal: Como fez para escolher as musicas de outros artistas que você gravou? Musicas de amigos, musicas que você gosta ou se identifica?

Wander Wildner: Do momento, pois são muitas musicas, sou um versionista.

Metal: A ida para Berlin, Buenos Aires e Montevideo, foram propositais para gravar o álbum e buscar inspiração, ou a inspiração foi consequência de uma simples viagem? Qual o motivo da ida?

Wander Wildner: Foram acasionais, na procura de um Lugar Du Caralho!

Metal: Conte-nos de onde vem essa paixão pela América Latina, tão presente em vários  de seus álbuns:

Wander Wildner: La vida!

Metal: Qual o motivo das varias musicas em espanhol, simpatia pela língua e cultura, ou o numero de fãs internacionais?

Wander Wildner: Yo soy un español selvagem.

Metal: Você tem uma carreira solida e longa, mas nunca esteve no mainstream, isso foi uma escolha ou destino?

Wander Wildner: Escolha y destino.

Metal: Uma das musicas que eu mais gostei do álbum novo, foi "Boas Noticias" do musico catarinense Gustavo Kaly, que também compôs "Um Bom Motivo", também gravada por você no álbum anterior, como surgiu essa parceira?

Wander Wildner: Dos tempos de Underground Rock Bar na Lagoa da Conceição y do Curupura Rock Club em Guaramirim.

Metal: Grande parte de suas musicas falam de amor, você se considera um romântico?

Wander Wildner: Pero no mucho!

Metal: Você é gaúcho, morou no Rio de Janeiro, viaja bastante para outros países, e a impressão que as musicas me passam, é que você é um viajante, alguém que está sempre em movimento. Isto esta correto, você tem essa necessidade de estar andando, conhecendo lugares novos e buscando novas aventuras?

Wander Wildner: Sim.

Metal: Para finalizar, o que você achou do seu álbum, sem modéstia, como você vê mais esse trabalho?

Wander Wildner: Depois de pronto fiquei ouvindo direto, du caralho, melhor que a encomenda, como sempre. Fazer esse disco com mis amigos comancheros fora da lei, é um presente du caralho. Todos fizeram o disco ser o que ele é, e isso não tem preço. Por isso são só mil cópias em CD, e tá na rede pra ouvir e baixar. Larriba!

wander-wildner

Agradeço muitíssimo novamente ao Wander Wildner, afinal, já é difícil um artista dar uma entrevista a um blog que esta recém em crescimento, quem dirá dar duas entrevistas. Muito obrigado, e sucesso com o novo trabalho. E vocês leitores, comprem, baixem, ouçam, vale a pena mesmo! Eu estou viciado nas musicas…

Site do Wander com todas as informações e agenda de shows, vídeos, musicas, fotos:

www.wanderwildner.com.br

ou pelo MySpace:

http://www.myspace.com/wanderwildner

Let’s play UN TANGO PUNK ABOLERADO!