Hoje a ideia é fazer você leigo entender, o porque do Led Zeppelin ser se não a maior, uma das maiores bandas de todos os tempos…

Após o guitarrista Jimmy Page sair de sua antiga banda “The Yardbirds”, em 1968, na tentativa de formar uma nova banda, chamou o baixista e tecladista John Paul Jones, e o promissor vocalista Robert Plant, que trouxe consigo seu companheiro baterista John Bonham. Estava formado então o Led Zeppelin…

O nome Led Zeppelin surgiu de um encontro do Jimmy Page, com o baterista Keith Moon (The Who) em um bar. Quando Page contou a Keith, sua ideia de fazer uma nova banda, Keith falou que a banda de Page iria despencar como um Zeppelin de chumbo (Zeppelin = dirigível). Surgia então, desta brincadeira o nome Led Zeppelin.

O Zeppelin é uma das poucas bandas que eu classificaria como God Bands, ou seja, bandas criadas por Deus. É quase inacreditável, que 4 dos melhores músicos do mundo, cada um em seus respectivo instrumento, se conhecessem antes da fama, e formarem uma banda. Mas isso aconteceu.

Jimmy Page: um guitarrista incrível, com muita técnica e habilidade. Influencia para 90% dos guitarristas de hoje. Tinha uma habilidade incrível de improvisar e compor.
Em 1996 Page começou a fazer doações a projetos assistências aqui do Brasil, após presenciar um conflito numa favela do Rio de Janeiro.
Em 1997 graças a doações de Page, foi criada em Santa Tereza, no Rio, a “Casa Jimmy”, até hoje passaram por lá mais de 300 menores carentes.

Robert Plant: praticamente uma versão masculina de Janis Joplin, com uma voz estridente e única. Sempre no topo das listas de melhores vocalistas do mundo.
Em um show em 1969, na Inglaterra, o microfone de Plant pifou e ele cantou assim mesmo, sendo ouvido por toda a plateia.

John Paul Jones: talvez um dos caras mais injustiçados do Rock. Como qualquer baixista, ninguém nunca fala muito dele, mas alem de um baixista habilidoso, era um maestro, tocava piano e teclado como poucos, e não é qualquer um para segurar firme as loucuras e improvisações do Jimmy Page.

John Bonham: está para a bateria como Jimi Hendrix está para a guitarra, tido por muitos como o melhor batera de todos os tempos. Conhecido por bater com muita força, e tirar um som único de sua bateria. Na musica “Four Sticks” Bonham usou 4 baquetas durante a gravação, duas em cada mão, por isso o titulo “Four Sticks”

A musica “Stairway To Heaven” virou um tipo de hino do Rock, até os dias de hoje é uma das musicas mais executadas nas rádios do mundo. O Led Zeppelin foi uma das bandas que criou o estilo “Sexo, drogas e Rock’n Roll”, em 1973 já tinham o próprio avião, onde rolava de tudo, mulheres nuas, bebedeiras e etc… Convenhamos que eles tinham o direito disso, afinal faziam shows de até 4h de duração. Durante os 12 anos que a banda existiu, e até os dias de hoje, ela vem conquistando uma legião de fãs pelo mundo todo. O fã clube Zeppeliano é o maior do Brasil, com mais de 4 mil cadastrados.

Logo da banda:

Os símbolos significam:
Jimmy Page: é um símbolo mágico para o planeta Saturno, que governa Capricórnio, o signo solar de Page. (1º da esquerda para a direita)
John Paul Jones: um círculo que cruza com três formas elipsais. Foi tirado de um livro de runas e simboliza uma pessoa com confiança e competência. Ele também aparece em vários textos de escolas de mistérios, como os Rosa-cruzes.(2º da esquerda para a direita)
John Bonhan: três círculos em intersecção. Simboliza a trilogia homem-mulher-filho. (3º da esquera para a direita)
Robert Plant: o círculo com uma pluma dentro dele. Essa é a pluma de Ma’at, a deusa egípcia da justiça e da honestidade, e esse é o emblema de um escritor. (4º da esquerda para a direita)

Em 1980 uma tragédia marca o fim do Led Zeppelin, o baterista Jonh Bonham toma doses excessivas de whiskey e morre afogado no próprio vomito. Esse era o fim do super grupo.
Jimmy Page: “Em memoria do nosso amigo, pararemos de tocar aqui”.

Após quase 30 anos do fim da banda, o Led Zeppelin se reune para uma apresentação única no dia 10 de setembro de 2007, em Londres. Jason Bonham (filho do baterista John Bonham) assume as baquetas e o lugar de seu pai. A banda fez uma apresentação incrivel e histórica, a venda dos ingressos era feita pela internet, o usuario de inscrevia no site, se sorteado, teria o direito de comprar o ingresso para o show. Haviam 20 mil ingressos disponiveis, em 1 semana, o site já tinha 20 milhões de cadastrados.

Jason Bonham: “Foi realmente assustador, sentar no lugar que era do meu pai, e tocar com a banda dele”.

Bom, sempre tem muito o que se falar sobre uma banda com tamanha proporção, mas acredito não ter deixado de fora nada de grande relevancia. Resta agora apreciar as musicas desses Deuses do Rock.

Let’s play HARD ROCK!