Rush-band-1978

Olá galera, como havia prometido a um certo tempo, cá estou para falar do Power Trio mais espetacular de todos os tempos, o Rush!

Como começar? Bom, o Rush foi formado em 1969, na cidade de Toronto no Canadá, pelos colegas de escola Geddy Lee (Baixo/Vocal/Teclados) e Alex Lifeson (Guitarra/Backing vocal). Ambos eram Nerds alunos “estranhos”, tiravam boas notas mas eram excluídos pelo resto dos colegas. Este foi um fator que uniu os dois rapazes, além do gosto pela musica. Convidam então John Rutsey para assumir a bateria, e formam o Rush. Assim que os rapazes completam 16 anos, passam a poder frequentar bares, e acabam os shows em escolas e começa uma carreira mais solida. A banda faz um certo sucesso, e no ano de 1974 é chamada para gravar e fazer uma pequena turnê nos EUA. Diante dessa nova fase na carreira, os rapazes resolvem “expulsar” o baterista John Rutsey, com o alibe de que John exagerava na bebida e nas drogas, e devido a sua diabetes iria acabar se prejudicando.

Nova fase: PRECISAMOS DE UM BATERA!

(Neil Peart e sua modesta bateria)

neil-peart1

Chamam então para um teste, o jovem Neil Peart. Quando Neil entrou na sala, Alex e Geddy pensaram: “que cara estranho, ele não é legal o suficiente para estar na banda, nem tem cabelo comprido”, assim que Neil começou a tocar, ambos falaram: “Esse é nosso novo baterista”. Neil Peart é sem sombra de duvidas, um dos melhores bateristas do mundo (o melhor na opinião do escritor), uma lenda viva, e inspiração para todos bateristas (sem falar que ele toca musicas dificílimas sempre com a mesma cara de: “Achei fácil”). Neil também é o compositor de vários sucessos do Rush, ele é o cara sério, e “inteligente” do grupo, enquanto Geddy e Alex estão brincando e se divertindo, Neil está lendo um livro. Desde então Rush segue com essa mesma formação e vem gravando vários álbuns excelentes, o trio possui canções que são classificadas como clássicos do Rock.

(Alex Lifeson, Geddy Lee e Neil Peart)

rush-cp-584-19705761

O Rush é uma das poucas bandas que conseguiu fama e reconhecimento, apenas pela sua musica, nunca foi uma banda de “aparência”. Certa vez, a gravadora estava preocupadíssima, o Rush havia tido uma queda, pois seu ultimo álbum recebeu criticas ruins e era composto de musicas muito longas, fora do padrão das rádios. A gravadora pediu para o produtor que isso mudasse, queria musicas comerciais, caso contrario o grupo estaria perdido, o produtor prometeu tudo isso, mas quando passou está informação para os rapazes, a resposta foi um “NÃO! Estamos orgulhosos do nosso trabalho, continuaremos fazendo as musicas do nosso jeito, se não gostarem azar, voltamos para nossos empregos comuns em Toronto”. Seguiram então com seu estilo próprio, e notaram que mesmo não sendo uma banda comercial, seu publico era fiel, shows lotados onde quer que fossem. Isso permitiu que os 3 rapazes canadenses seguissem tocando até hoje.

(Geddy Lee)

GeddyLee

 

Não se enganem com a cara de vocalista de forro do Geddy Lee, assim como Neil está para a bateria, Geddy está para o contra baixo. Ao contrario da maioria das musicas de qualquer banda, no Rush normalmente a guitarra é quem faz a base, o baixo sola bastante e é muito complexo, não limita-se apenas a alguns acordes pobres. Geddy Lee também canta e toca teclado na banda. Eu diria que Geddy Lee é 50% do Rush.

(Alex Lifeson)

           Alex_Lifeson7

Alex, um guitarrista magnifico, dono de riffs maravilhosos. Certamente se Alex estivesse em qualquer outra banda, ele seria o principal e o instrumentista mais completo, mas ele está no Rush, infelizmente é o membro menos notado do trio, pois o talento descomunal de Neil e Geddy roubam toda a atenção de Alex no palco e nas composições, uma das poucas bandas em que o guitarrista é o menos ovacionado.

Como eu definiria o Rush? Uma banda perfeita, com o melhor baterista e o melhor baixista que o mundo já viu.

PS: Varias informações foram tiradas do documentario Rush: Beyond The Lighted Stage. Recomendo a todos.

Let’s Play ROCK PROGRESSIVO!