Voltei pessoal, e nada melhor para começar de vez com os posts desse semestre do que falar de um guitarrista espetacular, que criou um novo estilo musical, e influenciou praticamente todos os guitarristas de Heavy Metal.

Francis Anthony Melby Iommi, mais conhecido como Tony Iommi, nasceu em 19/02/1948, em Birmingham na Inglaterra. Tony começou a se interessar por musica na adolescência, quando fez aulas de piano, porem logo o musico desistiu do instrumento e começou a tocar guitarra.

(Ozzy Osbourne e Tony Iommi)

                      20100721115808_19115_large_ozzy-osbourne-e-tony-iommi-black-sabbath

Tony Iommi é praticamente o Black Sabbath, é o único membro que nunca saiu do Sabbath, é um dos membros que criou a banda. Também tocou no Heaven and Hell (que é o Black Sabbath com o Ronnie James Dio no vocal, só não leva o nome de Black Sabbath, porque um cara chamado Ozzy Osbourne não permitiu devido a direitos autorais e blábláblá).

Mas a carreira desde mago da guitarra poderia ter acabado muito cedo, pois logo na juventude, Iommi trabalhava em uma indústria metalúrgica, quando foi chamado para operar uma máquina compressora de metais. Sem qualquer experiência com a máquina, Iommi ficou com os dedos médio e anelar da mão direita nas engrenagens do equipamento, decepando a ponta desses dedos. Tony consultou vários médicos, que todos o desencorajam de poder voltar a tocar o instrumento.

Até que um dia, Tony sem muita esperança de voltar a tocar, vai a casa de um amigo que lhe apresenta um guitarrista da cena underground britânica, que interpretava músicas de blues apenas com os dedos indicador e médio. Ao ouvir aquilo, sentiu-se encorajado novamente, e resolveu tocar de novo. Para isso, Tony derreteu a ponta de duas garrafas plásticas, as modelou para encaixarem nos dedos, e assim pode tocar de novo. O equipamento logo foi substituído por próteses plásticas.

                        k6oqei3w9rkw3i9o

Tony Iommi juntamente com Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward revolucionaram a musica. Quando o Sabbath foi criado, não existia nada parecido com o que eles faziam, foram os primeiros a fazer musicas com acordes sombrios e pesados, letras sobre demônios, religiões e politica, o que pra época era algo extremamente rebelde, tendo em vista a sociedade conservadora britânica. Provavelmente se o rock é taxado como satanista por muitas pessoas hoje, a culpa disso seja do Black Sabbath.

Mas enfim, este post não é sobre o Sabbath, e sim sobre o Iommi. Colocarei alguns comentários de músicos famosos sobre o Sabbath, principalmente o Guitarrista:

Cannibal Corpse: “Toda banda e metal tem uma dívida musical com o Black Sabbath, eles foram a origem.”

Lamb of God: “Sem duvida, a primeira banda de Metal: Black Sabbath”

Rob Zombie: “Todo grande riff já foi escrito por ele, tudo que os demais fazem é basicamente uma cópia. Se toca um pouco diferente, mais rápido, mais lento, mas ele já fez tudo.”

Tony Iommi: “Quando ouvi o termo Heavy Metal pela primeira vez, não sabia do que falavam. Faz muitos anos. Quando, durante uma entrevista, alguém disse: “Isso é Heavy Metal”, eu disse: “O que? Que é isso?”. Simplesmente aconteceu que criei um estilo de musica, que todos gostaram quando começamos a escrever riffs. E por isso, o Black Sabbath parecia soar tão diferente. Essas poucas notas, você sabe, logo todos diziam: “Deus, isso é genial. Adoramos. Adoramos a sensação, arrepiam nossos pelos.” Nos deu a sensação de… que éramos isso como banda. Esse som, sabe, demoníaco, era o que os atraia até nós. Gostávamos do que fazíamos, gostávamos da ideia de um som diabólico nos riffs.”

       Iommi

Então era isso galera, essa é a historia de um metalúrgico que perdeu parte dos dedos e não quis ser presidente, decidiu criar um estilo novo de musica. Ouçam os sons desse guitarrista genial, tanto do Sabbath quanto do Heaven and Hell, é magnifico. Até a próxima.

Let’s play HEAVY METAL!