Hoje falarei sobre ele, o Príncipe das Trevas, o Madman, Ozzy Osbourne. Carreira, insanidades e importância no cenário do Rock’n Roll.

John Michael Osbourne nasceu na cidade de Birmingham, Inglaterra, no dia 3 de dezembro de 1948. Com seus 20 anos de idade, juntamente com Tony Iommi, Bill Ward e Geezer Butler, montou uma banda chamada Black Sabbath, ai nascia o personagem Ozzy Osbourne, o príncipe das trevas.

Ozzy ficou muito famoso nos vocais do Sabbath, e começou a marcar historia no mundo do Rock logo cedo, devido a tamanho talento da banda, que compunha com facilidade musicas magnificas que são sucesso até os dias de hoje, verdadeiros clássicos, como “Paranoid” e “Iron Man”. Como o Sabbath era famoso por suas musicas sombrias e letras que falavam muito sobre ocultismo, Ozzy foi se tornando cada vez mais uma figura “macabra” e sombria, criando aí o titulo de Príncipe das Trevas. (Mais detalhes sobre o Black Sabbath deixarei para um possível futuro post).

Ozzy nos tempos de Black Sabbath, com Tony Iommi a esquerda:

No ano de 1978, devido a conflitos internos, Ozzy sai do Sabbath para seguir com uma carreira solo. Juntamente com o guitarrista Randy Rhoads forma mais uma parceria incrível. O vocal unico e marcante de Ozzy somado ao talento inovador de Randy Rhoads renderam a sétima posição na parada inglesa e a vigésima primeira na norte-americana para os hits “Crazy Train” e “Mr. Crowley”.

A carreira solo ia bem, apesar de ter aderido a alguns modismos da época, suas musicas continuavam sendo muito elogiadas pela critica. Até que no ano de 1992, em um dos que seriam os últimos show da turnê e da carreira do Madman, os 4 músicos originais do Black Sabbath surpreendem o publico aparecendo e tocando 4 de seus classicos, logo após a apresentação um painel de fogos de artificio explodia com a seguinte frase “I’ll be back” (“Eu voltarei”).

A aposentadoria durou pouco, e em 1993 Ozzy resolve montar sua banda novamente, e convoca Zack Wylde para assumir a guitarra. Desde então o Príncipe das Trevas segue sua carreira solo até os dias de hoje, com algumas alterações na banda, mas sempre lançando obras primas em seus álbuns.

Após esse resumo do que foi sua carreira, vou citar algumas insanidades curiosidades que marcaram a mesma:

Morcego: Acredito que todos já tenham ouvido a tal história de Ozzy com o morcego, pois digo a vocês, não é boato, ele realmente mordeu a cabeça de um morcego em um show! Tudo aconteceu quando um fã, durante o show, atirou um morcego ao palco e Ozzy, acreditando se tratar de um artefato de plástico, mordeu a cabeça do animal e acabou tendo que tomar várias injeções anti-rábicas.

Ozzy Osbourne: “eu sei que pessoas podem morrer de raiva após serem mordidas por morcegos, mas eu nunca ouvi falar que alguém tenha morrido de raiva por ter mordido um morcego. Tinha gosto de frango.”

Randy Rhoads (R.I.P.): No dia 19 de Março de 1982, durante uma parada na viagem que levaria Ozzy a Orlando (Flórida) para um show, parte da banda decidiu descansar a bordo do ônibus e o motorista, que também tinha licença para pilotar, convidou Randy Rhoads e alguns amigos para fazerem parte do passeio. Acredita-se que o piloto, ressentido pelo conturbado divórcio, tenha visto sua ex-esposa entrando no ônibus e decidiu lançar o avião contra o veículo. O ônibus onde estavam Ozzy, sua esposa e outros membros da banda não ficou muito danificado e ninguém ficou ferido, mas o avião explodiu, matando todos os passageiros. Ozzy entrou em profunda depressão com a perda de Randy Rhoads (seu melhor amigo).

Pombas: Muito menos famosa que o incidente com o morcego, mas não menos excêntrica, foi o uma reunião com executivos de uma gravadora. Sharon (esposa de Ozzy) achou que seria interessante um pouco de publicidade. A idéia inicial era que Ozzy soltasse duas pombas durante um encontro, mas devido ao incidente com o morcego, Ozzy libertou uma das pombas e arrancou a cabeça da outra a dentadas.

Ozzy na cena do crime com a pomba na mão. (Nota-se o estado de sobriedade do musico):

A carreira do Madman sempre foi muito conturbada, repleta de excessos com bebidas e drogas, e processos, vindo de todas as partes. Ozzy já esteve a beira da morte diversas vezes, por varios motivos, como overdose e um acidente em sua fazenda, pilotando um quadriciculo. Hoje em dia com seus 61 anos, leva uma vida regrada e sadia, afinal só Keith Richards (Rolling Stones) para conseguir chegar à 3ª idade com esses abusos.

Ozzy Osbourne: “Quando fui ao medico fazer um check-up, fui perguntado como ainda estava vivo, após uma vida inteira de drogas e alcool, respondi: Eu sou um milagre biologico”.

Era isso, essa é a historia de um dos pais do Heavy Metal, esperaremos para conferir esse album novo que está saindo…

PS: Peço desculpa para os leitores que me perguntam o assunto do proximo post, e eu digo que será assunto X, mas opto sempre por assunto Y. Fazer o que? Como diria Raul: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante…”.

Let’s play HARD ROCK/HEAVY METAL!