Por Rômulo Metal.

KISS

E aí, headbangers, hippies, grunges, punks, góticos e pessoas de merda que leem essa bagaça! Hoje estou aqui para fazer um post diferente, não indicarei banda, nem álbum e muito menos falarei sobre alguma curiosidade do mundo da música. Como grande fã da banda Kiss, hoje apenas deixarei vocês por dentro da já saturada novela da banda com o Rock N’ Roll Hall Of Fame, e darei minha opinião acerca dos ocorridos.

Aos leitores menos informados, o Rock N’ Roll Hall Of Fame é um museu e uma instituição fundados com o intuito de registrar a trajetória dos mais influentes músicos e grupos do Rock. Desde 1986, artistas são incluídos no Salão da Fama em um evento anual que rola em Nova York, EUA.

(Sede do museu, Cleveland, Estados Unidos)

Rock-and-roll-hall-of-fame-sunset

Para uma banda ser indicada ela precisa ter lançado seu primeiro álbum há no mínimo 25 anos, e para ser de fato incluída no Salão da Fama, tem que receber no mínimo 50% dos votos (a votação é feita por um comitê fechado de organizadores do Rock N’ Roll Hall Of Fame).

(Kiss – Kiss – Lançado em 1974)

Kiss_first_album_cover

Tendo essa regra em mente, o Kiss já poderia ser induzido desde 1999 (ano em que seu primeiro álbum, o homônimo, de 1974, completou 25 anos, e curiosamente o ano em que o Kiss estava com sua formação original fazendo reunião), porém a indução nunca havia acontecido até agora, em 2014.

Como o Kiss é uma das maiores bandas de Rock do mundo, e como o ego e a sede por grana do Gene Simmons (baixista/vocalista/empresário) também são dos maiores do mundo, desde 1999 o Kiss vem trocando FARPAS em entrevistas com os organizadores do Rock N’ Roll Hall Of Fame.

Possivelmente chateados por não serem induzidos nunca, os integrantes do Kiss frequentemente falavam mal da instituição, alegando não ter significância nenhuma, e dando ênfase sempre às controvérsias do Hall Of Fame, como por exemplo artistas como Bob Marley, The Jackson 5, Madonna, ABBA, entre outros que claramente não tocavam/tocam rock já terem sido incluídos.

Bom, como desde muito tempo o Kiss diz em entrevistas estar pouco se fudendo ignorando o Rock N’ Roll Hall Of Fame e que não faziam questão de participar, eu como fã esperava que no dia em que fossem induzidos a banda ignoraria o fato de forma magistral. Eis que do alto de minha tolice sou surpreendido neste ano com a tão aguardada indução do Kiss, e vejam só, a banda não só topa participar do evento como começa toda uma novela em cima da apresentação que deve rolar durante o cerimonial.

(Formação original)

Kiss (1)

Resumirei a epopeia pra vocês:

Informações básicas para quem não é fã ou não conhece o Kiss:

Formação original e clássica: Gene Simmons, Paul Stanley, Peter Criss e Ace Frehley.

Formação atual: Gene Simmons, Paul Stanley, Eric Singer e Tommy Thayler.

Donos da banda: Gene Simmons e Paul Stanley.

Como de costume durante a cerimônia, a banda induzida se apresenta tocando algumas de suas canções, o que deixou os fãs em polvorosos acreditando que o grupo se apresentaria com sua formação original e clássica, que incluem o batera Peter Criss e o guitarrista Ace Frehley (ambos comentaram em entrevistas que topariam fazer a apresentação). Porém, Gene e Paul negaram a participação dos membros originais, alegando que eles já fizeram sua parte da banda, e apesar de terem sido essenciais para o Kiss ter chegado onde chegou, há muitos anos não fazem mais parte da formação e outros integrantes tem colaborado para a carreira do grupo prosperar.

Situação: Kiss se apresentará com a formação atual e não clássica.

Eis que, numa cartada surpresa, os organizadores do Rock N’ Roll Hall Of Fame informam que o Kiss está sendo induzido DEVIDO a FORMAÇÃO ORIGINAL, e que os demais integrantes das outras diversas formações da banda não estão incluídos na indução, ou seja, Eric Singer, Tommy Thyler e os antigos membros como Eric Carr, Bruce Kulick e Vinnie Vincent ficarão de fora da festa!

*Atualizando – Situação: Kiss NÃO se apresentará com a formação atual.

Então Gene Simmons e Paul Stanley ficam deveras NERVOSOS com isso e rebatem alegando favoritismo nas decisões do comitê de organização do evento, como por exemplo perguntar ao Grateful Dead quantos membros eles gostariam de induzir e incluir até um compositor que nunca fez parte da banda.

*Atualizando – Situação: Kiss IRÁ se apresenta com formação atual.

Diante disto um dos organizadores e membro do comitê responde o motivo da exclusão das outras formações do Kiss com as seguintes palavras: “Não se trata de uma ciência exata. Podemos induzir toda uma trajetória em algumas vezes, mas em outras, só um momento em especial, responsável por firmar a banda. Ninguém do conselho do Hall Of Fame discordou que fosse só pela formação original. Os outros membros são grandes músicos, mas usam os mesmos personagens de Ace e Peter. Não criaram novas maquiagens, nem tocam outras músicas.”.

Porém, Eric Carr não usava o mesmo personagem que Peter Criss e esteve na banda por 11 anos, até falecer. E Eric Singer e Tommy Thayler gravaram 2 discos com o Kiss, ou seja, eles tocam SIM outras músicas.

(Eric Carr)

                               Eric Carr 1

*Atualizando – Situação: Kiss finalmente se cansou e ninguém vai se apresentar durante a cerimônia, nem formação original e nem atual.

Essa é a situação HOJE, dia 20/03/14, dia em que esse post foi escrito, a cerimônia acontecerá em abril, então não me surpreende se até lá tudo mudar.

Agora a opinião deste que vos escreve: Pelo amor de Deus, Gene e Paul, criem vergonha nessa cara! Não deveriam nem aparecer na cerimônia depois de todas entrevistas que deram falando mal da instituição e de seus métodos, quanto mais armar essa novela toda! (ps: tudo isso que narrei pra vocês aconteceu simultaneamente com mais infindáveis entrevistas de vários membros da banda e especulações, ou seja, a novela foi gigantesca, tomando uma proporção ridícula). O Rock N’ Roll Hall Of Fame se mostra cada vez mais desinformado e menos sério, dando razão a todas as acusações que o Kiss fez durante os anos, e mesmo assim os filhos da mãe aceitam participar da cerimonia e participam desta LADAINHA toda! Kiss é minha banda favorita, mas tem vezes que dá vergonha de assumir isso.