Texto por Patricia Giovanetti

 

 

Saiu hoje, sexta-feira (31), o novo álbum de estúdio da Alanis Morissette. Such Pretty Forks In The Road, é o nono álbum da cantora canadense, que teve como último trabalho Havoc and Bright Lights,de 2012.

 

Oito anos depois ela volta para nos presentear com onze canções recheadas de relatos pessoais, e com um peso emocional absurdo. 

 

Alanis nunca pareceu tão sincera e tão vulnerável quanto nesse álbum. Ela nos mostra que é um ser humano, com problemas, medos, e que nem sempre sabe o que fazer. E está tudo bem.  Acho fantástico quando conseguimos perceber as mudanças da vida de um artistas através de suas obras. E isso acontece muito em todas as canções desse álbum.

 

Ela não é mais a “Angry Woman”, como era chamada nos anos 90. Não há mais raiva e agressividade daquela garota de 19 anos que mandava o namoradinho que a traiu para o inferno. Talvez “amadurecimento” seja a palavra-chave de seu novo lançamento.  Alanis hoje é uma mulher de “meia idade”, com três filhos, que passou por abortos, perdas, depressão pós-parto, privações, distúrbios alimentares e no meio de tudo isso usou do seu talento para nos contar toda esse peso de uma forma singela e bonita. As diversas experiências durante o processo de autoconhecimento e de buscas por explicações “divinas”, espirituais e novas formas de olhar as coisas como se não fossem só problemas, ajudam a compor seus relatos musicais.

 

Não há o que dizer da sua performance vocal. Impecável como sempre foi. Eu destacaria  todo o álbum, mas isso pareceria suspeito demais. Fico então com doçura de Ablaze, uma espécie de carta a seus filhos, Sandbox, que tem uma sonoridade menos densa que a maioria, e, sem dúvidas nenhuma, Reasons I Drink. Essa última tem potencial para estar no mesmo patamar de Ironic, Thank U e Hand in My Pocket. 

 


De uma forma geral, Such Pretty Forks In The Road talvez não seja um álbum muito digerível para quem espera a Alanis do Jagged Little Pill (que já não é a mesma há anos). Mas eu lhe convido a parar alguns minutos para ouvir lindas canções, e a conhecer melhor dessa mulher, artista, maravilhosa que é Alanis.