Texto por Maria Eduarda "Duds" Michael

 

 

Sábado, dia 26 de outubro, foi a vez da Fresno voltar para sua cidade natal com a turnê “Alegria: Cancelada”. Esta é a primeira passagem da banda pela capital gaúcha trazendo o disco “Sua Alegria foi Cancelada”, lançado este ano.

 

Com ingressos esgotados, a Fresno subiu no palco do Opinião às 20h em ponto. Como era de se esperar, a maior parte do show foi dedicada ao novo disco. “Sua Alegria foi Cancelada”, foi a primeira parceria da banda com o selo BMG Brasil. Além disso, é um dos discos mais íntimos e confessionais deles, repleto de melancolia, solidão, e letras políticas, ainda mais se comparadas com as canções dos seus trabalhos anteriores. A Fresno, que foi uma das responsáveis por consolidar a cena “emo” no Brasil, mostra que o movimento ainda vive (e muito) e é capaz de lotar shows por todo país. 

 

Desta fase, “O Arrocha Mais Triste Do Mundo”, “Sua Alegria foi Cancelada” e “Natureza Caos” foram as mais bem recebidas pelo público, que praticamente já sabia cantar todo o disco. Porém, as mais aclamadas foram as clássicas “Quebre as Correntes”, “Eu sou a Maré Viva”  e “Cada poça dessa rua tem um pouco de minhas lágrimas”. 

 

A surpresa ficou por conta do grupo Tuyo, que apareceu para dividir o palco com a banda na parceria “Cada Acidente”, que também faz parte do último álbum. O trio estava na capital para se apresentar mais tarde naquela noite, e acabou subindo no show da Fresno para alegria dos presentes. 

 

A Fresno nesta turnê decidiu fazer menos apresentações, justamente para que a banda e os fãs vivenciem uma experiência única. “Com menos shows, a gente consegue concentrar nossa energia de maneira tão mais focada, de fazer ser um negócio que vamos dar 200% do que a gente tem, sem pensar que tem fazer mais três shows no final de semana.” disse Lucas, em uma entrevista recente.

 

Confira o setlist completo do show:

 

1 – O Arrocha Mais Triste Do Mundo

2 – We'll Fight Together

3 – Manifesto

4 – Isso não é um teste

5 – Deixa queimar

6 – Natureza Caos

7 – Sua Alegria Foi Cancelada

8 – De Verdade

9 – Poeira estelar

10 – Die Luge

11 – Quebre as Correntes

12 – Cada acidente feat. Tuyo

13 – Absolutamente nada

14 – Cada poça dessa rua tem um pouco de minhas lágrimas

15 – Diga, parte 2

16 – Eu sou a maré viva

17 – Porto Alegre

18 – Milonga

19 – Quando Eu Caí

 

Foi a primeira vez que vi a Fresno ao vivo e gostei bastante, apesar de não ser fã da banda e não acompanhar muito suas evoluções. “Sua Alegria” é um disco muito sensível e sinto que os shows estão à altura. Fiquei feliz também que tocaram “Manifesto” (parceria com Emicida e Lenine), que é a minha preferida deles. 

 

A formação atual da Fresno é composta por Lucas Silveira (guitarra/vocal), Gustavo Mantovani (guitarra), Mario Camelo (teclados) e Thiago Guerra (bateria). A banda está na ativa desde 1999.