5 canções sobre envelhecimento

Data: 11/08/2017

Por Carlos Augusto.

Essa semana houve o 2º Encontro de Ouvintes do CMM no Rio de Janeiro e um dos assuntos “debatidos” (em meio a algumas cervejas) foi a minha idade “avançada”. O povo gosta de dizer que eu tenho manias de velho. Tudo calúnias.

Mas para tirar algum proveito disso, pensei em uma lista de canções que abordam o tema do envelhecimento. Algumas melancólicas, outras divertidas, mas todas com algum ensinamento para levarmos ao longo da vida. Na real, a gente só aprende vivendo mesmo, mas é interessante ver o que alguns músicos têm a dizer sobre este processo inevitável.

1- “Glory days” – Bruce Springsteen

Essa aqui é nostalgia pura. O bardo de New Jersey relata que a cada encontro com amigos de escola eles só sabem falar dos “dias de glória”. Ele espera que também não fique assim, apesar de achar que provavelmente vai agir da mesma maneira em alguns anos. Afinal, conclui, “quando o tempo se esvai te deixa apenas com histórias monótonas dos dias de glória”. Apesar do tom melancólico da canção, que faz parte do bem sucedido álbum “Born in the USA”, o ritmo é animado e eu não me canso de ouvi-la!

2 – “Forever  young” – Rod Stewart

O beberrão inglês resolveu deixar uma série de conselhos em forma de canção para seus filhos. Ele se ressentia de não ter tido tempo para acompanhar o crescimento de dois deles, o que tentou compensar nos seguintes. Nela, o ex-vocalista do Faces diz que estará ao lado do filho não importa o que aconteça, “ganhe ou perca”. Engraçado que a música é semelhante à outra de Bob Dylan, então Rod o consultou antes de lançar e entraram num acordo de Dylan assiná-la como coautor. O resultado dessa bela canção você confere abaixo.

3 – “Going blind” – Kiss

O Kiss fez esta divertida canção com letra sarcástica para o seu segundo disco, “Hotter than hell”, de 1974. Mas ela foi resgatada e ficou mais conhecida da nova geração de fãs com a versão do “Unplugged” (1996). Um homem de 93 anos termina um relacionamento com uma jovem de 16 anos (!!) porque esta ficando cego. “Alguns são jovens e alguns são livres”, lamenta o ancião apaixonado, porém desiludido.

4 – “Já é” – Lulu Santos
Essa é para colocar um pouco de pop rock dançante nacional na lista. Lulu Santos, já com uma longa carreira estabelecida, em 2003 lançou este single do álbum “Bugalu”. Como ele ainda não era o “mito” dos realities shows, dava para ouvi-lo sem preconceito. A letra fala dos momentos em que a gente se pergunta se nos tornamos mesmo o que queríamos ser. A música é otimista porque, com essa reflexão, o narrador conclui que deseja mais e “não dá para ser depois”. 

 

5 – “When we were beautiful” – Bon Jovi

Os ex-farofeiros de New Jersey já não estavam lá na sua melhor fase (embora ainda tivessem Richie Sambora) quando lançaram esta canção para o álbum “The circle”, de 2009. Ela foi acompanhada de um documentário homônimo e revelador das novas intenções de Jon Bon Jovi com a banda e de um livro de fotos. Era meio que um balanço de carreira e a canção refletia que “quando nós eramos bonitos, antes do mundo ficar menor, antes de sabermos de tudo”… O narrador diz que quer “voltar e reencontrar” esse sentido perdido. Não deu muito certo. Richie saiu e o Bon Jovi se transformou em outra banda. Vai ver era esse mesmo o desejo de Jon. Ele dizia que não era mais jovem, porém ainda pintava o cabelo. 

(BÔNUS)
6 – “When I´m sixty-four” – The Beatles
Essa aqui vai em homenagem ao meu colega de colunas, Daniel Ribeiro. Ele ia me matar se eu não colocasse  pelo menos uma das suas sugestões. E, claro, tinha que ser The Beatles. Paul canta nesta singela canção do famosíssimo (e já retratado por aqui) “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” (1967) sobre como será ao atingir a idade de 64. Ele já passou, e muito: 75 anos. Brincadeiras à parte, o narrador pergunta à sua companheira como será quando atingir a marca que dá título à música. “Você ainda precisará de mim? Ainda me agradará”? E sai contando uma calma vida de aposentadoria… Que bom que isso não aconteceu e o melhor Beatle de todos (reclamem, haters) ainda volta ao Brasil esse ano!

E você, qual canção sobre envelhecimento indicaria?
 

Comente:

SIGA




PARCEIROS