10 músicas para conhecer os Monkees

Data: 29/06/2017

Por Daniel Ribeiro.

Os Monkees foram conhecidos como “uma banda americana pós-beatlemania que surgiu para um programa de TV e gravava músicas, basicamente, de compositores consagrados”. Ocasionalmente receberam o reconhecimento e respeito merecidos pois são responsáveis por alguns dos maiores hits do pop dos anos 60, e tem como frontman o talentosíssimo Davy Jones.

Particularmente, acho uma das melhores bandas pop da década (e que ficaram somente nos anos 60) e coloco entre as minhas favoritas, junto dos Animals, Jefferson Airplane, Zombies, Guess Who,  entre outras menos conhecidas.

Abaixo cito 10 músicas essenciais para conhecer essa banda saborosa:

  1. Valleri (1968)

Foi originalmente gravada em 1966 e fez parte do TV Show da banda em 1967, embora nunca tenha sido oficialmente lançada. Em 1968, quando a banda assumiu controle de seu processo artístico e começou a produzir seus próprios discos, regravaram “Valleri” para lançar no disco “The Birds, The Bees and The Monkees”. Apesar de subestimada, a música chegou ao #3 lugar das paradas da Billboard.

  1. DW Washburn (1968)

Essa música foi o primeiro single lançado pela banda após o cancelamento de seu programa de TV. Sem a promoção semanal e exposição de mídia, infelizmente essa música não atingiu o Top 10 (foi #19). É um ótimo exemplo do estilo folk que a banda investiu quando começou a assumir as rédeas da sua criação e produção.

  1. That Was Then, This is Now (1986)

Peter Tork e Mickey Dolenz gravaram essa música em 1986 como parte da comemoração dos 20 anos da banda.  Talvez pelo sentimento de nostalgia e um pouco pela qualidade da musica, ela atingiu o Top 20 da Billboard, fazendo com que o Davy Jones se juntasse aos seus antigos companheiros e lançasse o bom álbum Pool it!, em 1987, que atingiu o #72 naquele ano. Surpreendente.

  1. Porpoise Song (1968)

Escrita pelo Gerry Goffin e a premiadíssima (e homenageada da semana do CMM) Carole King para o filme Head da banda, “Porpoise Song” é um rock psicodélico com distorções em eco dos vocais, sinos, e barulhos de água caindo.  Apesar de ter fracassado comercialmente, assim como o filme, é uma ótima música e mostrava a capacidade e versatilidade dos rapazes.

  1. (I’m not your) Stepping Stone (1966)

Lado B do maior hit da banda, “I’m a believer”, essa música (uma das minhas favoritas) andou com as próprias pernas e atingiu também o Top 20 da música pop em 1966. Uma curiosidade, é que foi regravada posteriormente pelos Sex Pistols.

  1. A little bit me, A little bit you (1967)

Foi a segunda música do Neil Diamond gravada pelos Monkees e a primeira a ter o Davy Jones como vocalista principal. Curiosamente, foi gravada sem a participação de qualquer dos outros Monkees, que também não foram creditados na música. Essa música foi a gota d’agua no conflito da banda com sua gravadora e acabou motivando mais ainda o grupo a controlar e produzir seu próprio material

  1. Pleasant Valley Sunday (1967)

Mais uma vez gravando uma composição de Goffin e Carole King, a banda fazia uma pequena crítica à vida de aparência e aos subúrbios, mérito da sempre engajada socialmente Carole. Foi Top 3 nas paradas americanas e #11 lugar no Reino Unido.

  1. Daydream Believer (1967)

John Stewart, do grupo lendário Kingston Trio é o compositor e a voz que interage com Davy Jones no divertido começo da música. Esse clássico ficou 4 semanas em #1 no ano de seu lançamento, 1967! Nos anos 80 ganhou também uma versão remix que teve um certo sucesso, mas eu fico com a versão original. Baita música!

  1. Last Train to Clarksville (1966)

O primeiro single de sucesso da banda foi lançado em 1966, e à época foi bastante comparado com Paperback Writer, dos Beatles. A verdade é que Last Train tinha sua identidade própria, o que a levou a atingir o #1 na Billboard, 2 meses após o lançamento do TV Show da banda, em Setembro do mesmo ano. Embora não esteja explícito na letra, muitos falam que ela se refere à ida de um soldado à Guerra do Vietnã.

  1. I’m a Believer (1966)

A outra música do Neil Diamond que foi gravada pela banda é simplesmente esse super clássico do pop-rock dos anos 60. Neil, originalmente, gravou a música, mas ela só teve a dimensão e reconhecimento quando os Monkees a regravaram como primeiro single do disco “More of the Monkees”, em Novembro de 66, que rapidamente atingiu o primeiro lugar das paradas. A música se manteve em primeiro lugar por 7 semanas e foi o single mais vendido de 1967, com números estimados em 10 milhões de cópias pelo mundo.

A música também foi regravada em 2001 pelo Smash Mouth para a trilha sonora do Shrek, atingindo o 25º nas paradas.

Espero que gostem das sugestões, e quem não conhecer, dá uma chance pros caras. Alguns vão dizer que é a primeira banda “manufaturada” do mundo, mas não liguem pra isso, subam nos galhos, comam bananas e curtam os Monkees.

Comente:

SIGA




PARCEIROS