Steve Vai comemora aniversário com show em Porto Alegre

Data: 07/06/2017

Texto por Rômulo Konzen, fotos por Natália Winter.

Ano passado tive o prazer de assistir ao show de Joe Satriani, um dos guitarristas mais incríveis que já andaram sobre a terra, membro do grupo G3 (grupo formado por guitarristas virtuosos), e ontem no dia 06/06/2017, no mesmo lugar, Auditório Araújo Viana em Porto Alegre, pude presenciar mais um espetáculo de guitarra, dessa vez de Steve Vai, outro monstro em seu instrumento e também integrante do G3.

Por uma coincidência divertida, além da apresentação também era aniversário do guitarrista, que completava 57 anos, ou seja, o show foi repleto de "participações" especiais. Em vários momentos algum ícone da música mundial aparecia no telão para "duelar" ou "tocar junto" com Steve. Rolaram interações com o já citado Joe Satriani, Brian May (Queen), John Petrucci (Dream Theater) e o falecido Frank Zappa, todas muito divertidas, ainda que obviamente gravadas em outros momentos, nada ao vivo quando o assunto era o telão.

O show começou com um vídeo do filme Crossroads (A Encruzilhada) onde Steve Vai participa fazendo um duelo de guitarra com o protagonista (o ator do Karate Kid). Além de diversos clássicos de toda carreira do guitarrista, este show contou com o disco Passion and Warfare tocado na íntegra, em comemoração aos 25 anos de seu lançamento (apesar de já ter 27, a turnê começou pra comemorar os 25).

O disco foi tocado do início ao fim, em sua ordem original, e o público parecia receber as canções entusiasmado. Apesar de assistirem ao show em silêncio e prestando atenção em cada nota tocada, ao término de cada canção o auditório inteiro tremia com os aplausos e gritos da plateia. Esta que apesar de não lotar a casa de show, recebeu o artista com muito fervor, levantando cartazes com parabenizações e tentando entregar presentes ao músico.

O show teve um pouco mais de 2h de duração, e além da já esperada performace habilidosa de Steve Vai, devo destacar o desenvoltura do baixista Philip Bynoe, que nos brindou com muitos slaps e uma presença de palco entusiasmante.

SETLIST: 

1 – Bad Horsie
2 – The Crying Machine
3 – Gravity Storm
4 – Whispering A Player
(Passion and Warfare)
5 – Liberty
6 – Erotic Nightmares
7 – The Animal
8 – Answers
9 – The Riddle
10 – Ballerina 12/24
11 – For The Love of God
12 – The Audience Is Listening
13 – I Would Love To
14 – Blue Powder
15 – Greasy Kid's Stuff
16 – Alien Water Kiss
17 – Sisters
18 – Love Secrets
BIS 1:
19 – Stevie's Spanking (Frank Zappa cover)
20 – Racing the World
BIS 2:
21 – Fire Garden Suite IV – Taurus Bulba

A noite encerrou com o auditório em pé cantando parabéns para Steve, que se despediu com alegria de seu último show desta turnê no Brasil.

 

Comente:

SIGA




PARCEIROS