Foi há 50 anos atrás… duas vezes!

Data: 02/06/2017

 

Texto por Daniel Ribeiro.

O Sgt Peppers reescreveu a história do rock quando foi lançado nos EUA (50 years ago) em 1º de Junho de 1967. Sinceramente, queria ter a oportunidade de ouvir esse disco pela primeira vez novamente, deve ser incrível. É um disco excepcional, um trabalho magnífico, mas talvez não seja nem o melhor disco dos Beatles lançado em 1967.

Magical Mistery Tour, lançado menos de 6 meses após o Sgt, nunca é mencionado na lista dos melhores discos dos Beatles, porque por tecnicalidades nerds do rock, não é bem um álbum de estúdio. À época, os Beatles estavam lançando suas músicas de três formas: singles, EP´s e LP´s. Aos poucos, o segundo formato foi desaparecendo o primeiro foi se juntando ao terceiro, ou seja, o Magical, que tinha o lado A como um EP e o lado B como a junção de 3 singles da banda, não é reconhecido como “álbum oficial” hoje. Como já falamos em outro texto, algumas músicas do MMT eram para estar no tracklist do Sgt Peppers, como “Penny Lane” e “Strawberry Fields Forever”, e a sensação que dá é que estamos ouvindo um álbum só (meio como os Illusion do GNR).

O Sgt Peppers e o Magical Mistery Tour combinam perfeitamente: cada um abre com a faixa homônima, um rockzinho animado do Paul McCartney. Cada um tem uma faixa (sono)lenta do George Harrison, "Within You Without You" que marcou o início da influência hindu no Beatle e a hipnótica "Blue Jay Way" no Magical, bem como uma música satírica do Lennon (“Good Morning Good Morning” e “Baby You´re a Rich Man”). A influência lisérgica do John também está presente em "Lucy in The Sky" no primeiro e "Strawberry Fields" e "I am The Walrus" do segundo. Para finalizar, temos uma música falando sobre “pais” em cada disco, "When I´m Sixty Four" e "Your Mother Should Know", um pop grudento "Fixing a Hole" e "Penny Lane" e uma música bem pra cima em cada, "Getting Better" e "Hello Goodbye".

Para mim, a grande diferença dos dois álbuns é que a contribuição do Lennon no Sgt Peppers é bem modesta. Primeiro podemos citar a “Good Morning Good Morning”, que além de ser o despertador do meu celular também caberia perfeitamente numa propaganda da Doriana ou de algum cereal matinal com fibras, e talvez seja a música mais questionável do disco. Além dessa, ele também trouxe "Lucy in the Sky", 66,6% de "A Day in The life" (ok, só isso já bastaria) e “Being For Benefit of Mr Kyte”. Eu sei que comparações não são cabíveis, mas se você tivesse que escolher entre "Lucy" x "I am the Walrus", você preferiria o fantástico e viajante começo de "Lucy" ou o caos ultravioleta delirante do final de "Walrus"? E se a batalha fosse entre “A day in the life” do Sgt e "Strawberry Fields Forever" do Magical Mistery? Para alguns, a segunda é a música mais bonita composta pelo Lennon e gravada pelos Beatles, para outros "A Day" é a mais fantástica e intensa música da banda. Do outro lado você tem "Mr Kyte" x "All You Need Is Love", e chega a ser até uma briga injusta, pois você tem uma simples música sendo comparada com um dos maiores hinos hippies e que retrata perfeitamente o que eram os Beatles (e ainda tem gritinho de "She Loves you yeah yeah yeah" ao fundo).

Em contrapartida, o Paul sobra nos dois discos, mas seu trabalho em Sgt Peppers supera qualquer coisa que ele já fez em toda a sua vida. “Getting Better” e “Hello Goodbye”? Ok, ambas brilhantes e essenciais do Magical, bem como “Penny Lane”, mas por outro lado ele colocou “When I´m Sixty Four”, a belíssima, fantástica e indefinível “She´s Leaving Home” e "Lovely Rita" no Sgt Peppers. Sem contar que “With a Little Help From my Friends”, apesar do Lennon ter creditado toda a obra ao McCartney, depois o Paul falou que foi uma composição conjunta dos dois.

De um lado você tem uma atuação genial do Paul no Sgt Peppers e um pequeno abismo criativo para o John no mesmo disco. Se fôssemos contar, eu colocaria quatro músicas geniais no Sgt ("With a Little Help", "Getting Better", "A Day in the Life" e "She´s Leaving Home") e também 4 músicas geniais no Magical ("Hello Goodbye", "Strawberry Fields", "Penny Lane" e "All you Need is Love"). No final das contas, eu acho que o Magical Mistery ganha do Sgt Peppers por um grão de areia, mas não fica magoado comigo não, Sargento Pimenta, no maior ano que já existiu na história da música, você fica com o título de segundo melhor disco do ano, dos Beatles e da música.

 PS: Todas as comparações são ficcionais e o texto foi todo feito em tom de brincadeira.

Comente:

SIGA




PARCEIROS