Roxy Theatre: o rock persiste na Sunset Strip

Data: 12/05/2017

Texto por Carlos Augusto Monteiro.

Vamos voltar para Los Angeles hoje e contar a história de mais um entre os principais bares de rock da famosa Sunset Strip.

Depois do Whisky a Go Go, agora é a vez do Roxy Theatre, que também teve vida intensa nos anos 80, início de 90, e há pouco tempo se adaptou ao cenário musical indie, além de investir pesado nas redes sociais.

Para quem curte hard rock, a fachada da casa aparece com destaque no clipe de “Estranged”, do Guns n´Roses, em cena que capta toda a agitação na Sunset Strip no mesmo trecho onde também fica o Rainbow Bar & Grill. As cenas mostram Axl andando pela calçada e Slash deslizando enquanto faz aquele solo memorável.

O Guns, aliás, fez um show histórico lá em 1986.

O Roxy foi inaugurado em 23 de setembro de 1973 por Elmer Valentine e Lou Adler, junto com os parceiros originais David Geffen (produtor e criador da Geffen Records), Elliot Roberts e Peter Asher. Eles usaram o prédio onde antes havia um strip club chamado The Largo.

Adler foi responsável também por trazer para os palcos norte-americanos a peça “The Rocky Horror Show” em 1974 no próprio Roxy, antes mesmo do filme estrear no ano seguinte.

O cara sabia o que estava fazendo, tinha visão e entendia de entretenimento. As primeiras atrações já foram impactantes. Na primeira semana, nada mais nada menos que Neil Young e sua banda The Santa Monica Flyers.

Três meses depois, a formação original do Genesis, com Peter Gabriel, tocou por várias noites no Roxy, em performances consideradas como as melhores dessa época, justamente pelo clima intimista. A fama da plateia de Hollywood também era muito grande entre os artistas britânicos e a galera do Genesis estava muito orgulhosa dessas apresentações.

Peter Gabriel gostou tanto do Roxy que voltou na sua primeira turnê solo mundial, com dois shows por dia em 9 e 10 de abril de 1977.

Embora o Rainbow fosse o bar considerado a sede dos Hollywood Vampires, essa galera doida de beberrões que incluía John Lennon, Harry Nilsson, Alice Cooper e Keith Moon  também se reunia no Roxy. Essa turma também fazia muitas festas no bar privado On the Rox, na parte de cima do clube.

O Roxy foi cenário ainda do famoso “fim de semana perdido” de Lennon, na verdade, um total de 18 meses entre 1973 e 74, quando esteve separado de Yoko Ono.  As histórias desse tempo de doideira do ex-Beatle merecem outro post….

Um dos momentos memoráveis da casa incluem Frank Zappa & The Mothers of Invention gravando a maior parte do seu album “Roxy & Elsewhere” durante dezembro de 1973.

Três anos depois, a maresia imperou no show do  Bob Marley & The Wailers, com posterior álbum homônimo gravado ao vivo.

A cena de show do filme de 1979 Rock 'n' Roll High School, cujo ponto alto é uma apresentação do Ramones, foi filmado no Roxy em dezembro de 1978.

E como não podia faltar uma boa citação farofa, o Ratt gravou em 1984 o vídeoclipe para "Back for More", um de seus maiores sucessos.

Mas tem espaço também para o System of a Down, que fez sua primeira apresentação na casa em 1993, graças à pressão do empresário e do baixista em agendarem a banda.

KoRn, por sua vez, filmou a parte ao vivo do clipe de "Narcissistic Cannibal" em setembro de 2011.

O desinibido Paul Stanley também fez a primeira apresentação oficial de sua banda solo Soul Station, em setembro de 2015, com repertório  de clássicos de rhythm and blues dos anos 60 e 70. Na plateia, estavam o fã de Kiss, Tom Morello (Rage Against the Machine) e seu parceiro musical de toda a vida, Gene Simmons.

E, para finalizar a lista, uma banda arrasa-quarteirão: o U2, quem diria, fez um show em 2015 na pausa da sua turnê de grandes arenas, para um público de sortudos 500 fãs.

Como todo nome ligado ao glam dos anos 80, a casa passou por maus pedaços quando o grunge avançou no início da década seguinte. Anos depois, cenas musicais começaram a despontar em outras áreas da cidade, como em Silver Lake e Echo Park. Nessa época, por volta de 2009, Nic Adler, filho do fundador, já estava à frente da casa e começou a modernizá-la.

Ele passou a contratar bandas indies para tocar no espaço e uma especialista em marketing digital para reviver o Roxy nas redes sociais. Foi quando  tocaram bandas como Weezer e Them Crooked Vultures (o super grupo com músicos do Led Zeppelin), Queens of the Stone Age e Foo Fighters.

Mas a farofa nunca morre: em junho e julho de 2017, o Steel Panther toca lá.

E assim o Roxy persiste em 2017 como um dos símbolos da Los Angeles roqueira.

Em breve, novas casas de rock de L.A serão esmiuçadas por aqui!

Comente:

SIGA




PARCEIROS