Whisky a Go Go: templo do rock em L.A.

Data: 29/03/2017

Texto por Carlos Augusto Monteiro.

Um dos principais atrativos da Sunset Strip, em Los Angeles, são os bares de rock, que despontaram nas últimas décadas como a meca dos apreciadores do gênero em todo mundo.

Vamos falar hoje do icônico Whisky a Go Go, lar de muitas bandas de hard rock famosas, como Motley Crue, Alice Cooper e Guns n´Roses, e também de clássicos como Led Zeppelin e The Doors.

Quando abriu em 1964, o Whisky começou uma revolução na Sunset Strip, o trecho da Sunset Boulevard famoso pela badalação. Como o nome da casa sugere, foi um dos lugares que popularizaram o “go-go dancing”, com mulheres contratadas dançando em plataformas para delírio de seus frequentadores. Não foi à toa que se tornou o primeiro espaço de shows a entrar no Rock and Roll Hall of Fame.

O The Doors fez residência no Whisky por muito tempo, ou seja, era uma banda praticamente fixa do local, onde firmou seu nome e aprimorou vários de seus clássicos, como “The End”. Foi lá que houve a polêmica do show em que Jim Morrisson recita que quer transar com a mãe. O resultado? A banda acabou banida do local. Jimi Hendrix, Janis Joplin e Led Zeppelin também passaram por lá.

Há poucos anos, o Aerosmith abriu uma turnê com Slash, voltando ao palco do Whisky a Go Go depois de 40 anos!  Os dois ícones do rock se reuniram para tocar sucessos como “Mama Kin” e “Train´Kept a Rollin´”. O Stryper, outra banda característica de Los Angeles, lançou recentemente um DVD gravado na casa, tocando todos seus clássicos e músicas mais novas, em uma grande celebração glam.

O Motley Crue, tão ligado aos bares de Los Angeles, compôs uma música chamada “Down at the Whisky”. A canção traz versos como “Mais um show / A noite inteira no Whisky / Você se lembra? / Nós estávamos correndo / Armados como uma espingarda / Vivendo nossos sonhos / No Whisky”.

Vários outros espaços famosos da Sunset Strip já tiveram seu auge pelos anos 80 e fecharam depois, como o House of Blues, The Key Club, The Dragonfly, Coconut Teazer e Cathouse.

E, por resistir até hoje, o Whisky a Go Go merece ser reverenciado por todos.  São muitos anos de bons serviços prestados ao rock n´ roll!

Comente:

SIGA




PARCEIROS