De Onde Vem o Nome Das Bandas

Data: 08/04/2015

Por Daniel Iserhard

                  logos-das-grandes-bandas-de-rock

Aqui é Crazy Metal Mind, porra. #ousadia #alegria e #curiosidades.

Já discutimos nomes de bandas em um podcast MAS, hoje, falarei sobre origens curiosas de nomes de bandas conhecidas ou nem tão conhecidas assim, num clima meio #hypster. Segue a lista:

311 – (sim, é uma banda de rock alternativo) Esse número é o código da polícia de Omaha, nos EUA, para “exposição indecente”. O baixista P-Nut e amigos estavam nadando PELADOS numa piscina pública. Obviamente foram presos. Um amigo do baixista foi preso, algemado pelado e levado pra casa dos pais (era menor). Ele foi citado no código 311, conforme comentado ali em cima.

AUDIOSLAVE – Uma viagem louca do Chris Cornell, só pode, porque a versão oficial (dada pelo guitarrista Tom Morello) é que ele teve essa VISÃO do nome.

BLIND MELON – Segundo o baixista Brad Smith, o pai dele usava esse termo pra se referir a uns hippies que moravam numa comunidade próxima à casa deles. Faltou perguntar pro pai dele: “MAS PORQUE?”. Outros dizem (e parece fazer mais sentido), que é um jogo de palavras em homenagem ao bluesman Blind Lemon Jefferson.

ALICE COOPER – A origem, também um tanto pirada, é que a banda foi inspirada por um espírito que veio até eles enquanto faziam o jogo do copo, também conhecido como tabuleiro Ouija.

DEREK AND THE DOMINOS – Uma versão diz que foi uma casualidade: Aconteceu quando o nome provisório “Del and the Dynamos” foi lido errado. Já a biografia do Clapton diz que Tony Ashton falou pro Clapton chamar a banda “Del and the Dominos”, já que “Del” era como Tony chamava o Eric Clapton. Juntando o apelido DEL com ERIC, ficou DEREK e o nome final ficou então Derek and the Dominos.

EVANESCENCE – Os membros da banda contam que tiraram o nome do dicionário. Eles não curtiam os nomes anteriores “Childish Intentions” e “Stricken” e queriam um melhorzinho. Quando planejavam o logo da banda, com qualquer nome que achassem no dicionário, resolveram procurar na letra E, viram a palavra e acharam que daria um bom nome, também pelo significado, algo como “a natureza temporal da vida”.

FUGEES – Os pais dos membros da banda eram refugiados ou, em inglês, refugees.

GENESIS – O mais óbvio até o momento, vem do primeiro livro da bíblia, o Gênesis. O primeiro álbum da banda, inclusive, chamava-se “From Genesis to Revelation”. Vocês que leram a bíblia entenderam.

INXS – Os irmãos Farris esperavam que a música deles seria EM EXCESSO ou, em inglês, IN EXCESS, uma gíria pra ser MUITO BOA. Obviamente, é assim que soa a sigla INXS.

JEFFERSON AIRPLANE – Inspirados pelo bluesman Blind Lemon Jefferson é a história oficial. Mas, segundo outras fontes, o nome da banda é o mesmo que se usa para um pedaço de papel que segura a ponta de um cigarro de maconha, quando está muito pequeno, pra poder fumar sem queimar os dedos.

KAISER CHIEFS – O nome veio de um um time de futebol da África do Sul: Kaizer Chiefs Football Club. O time, que não existe mais, formou o clássico capitão do Leeds United, Lucas Rabede.

LIMP BIZKIT – Nome veio do cachorro BISCUIT do Fred Durst, que andava mancando (LIMP, em inglês). Aliás, cachorro manco combina bem com a banda.

MARILLION – Inspirado no livro do J.R.R. Tolkein’s ”Silmarillion” mas modificado pra não ter problema com direitos autorais.

NINE INCH NAILS – Trent Reznor diz que achou legal o nome porque podia abreviar facilmente. A banda é conhecida como NIN. Já outras explicações dizem que seria referência aos pregos de 9 polegadas (tradução literal de nine inch nails) que foram usados para crucificar Jesus ou ainda, as unhas do Freddy Krueger.

OZZY OSBOURNE – Ozzy era o apelido de infância do mr. Osbourne. Tipo Rômulo Metal.

PIXIES – Mais uma banda que escolheu o nome pelo dicionário. Eles curtiram a definição de Pixies que é “PEQUENOS ELFOS TRAVESSOS”.

QUIET RIOT – Em português significa “motim silencioso”. O amigo do Kevin DuBrow, da banda Status Quo, Rick Parfitt, disse que queria ter uma banda com o nome Quite Right (“Toda razão”). Kevin usou a ideia mas mudou ligeiramente dando um significado completamente diferente.

RUSH – Eles tavam com PRESSA (in a rush) pra achar um nome pra banda antes do primeiro show, quando o irmão do John Rustey disse “pq diabos não chamam a banda de pressa?”

SPIRIT – Antes era chamada de “The Spirits Rebellious”, o nome de um livro de Khalil Gibran. Depois apenas encurtaram o nome.

THREE DOG NIGHT – Inspirado num costume aborígene australiano de dormir com 3 cães em noites muito frias.

URIAH HEEP – O nome foi sugerido pelo produtor da banda, baseado num personagem do livro “David Copperfield” do Charles Dickens.

VELVET UNDERGROUND – Era o nome de uma revista sadomasoquista que um mebro da banda achou na calçada em Nova Iorque.

WHITESNAKE – Dizem que o Coverdale se inspirou em sua própria PIROCA. Ou que seria em homenagem à uma python albina que ele tinha. Ou os 2. Ou não.

YOUNG RASCALS – Inspirado pelos filmes dos anos 20 “Our Gang”, relançado na TV depois com o nome de “The Little Rascals”.

ZZ TOP – Billy Gibbons afirma que o nome é derivado da lenda do blues, BB King. Eles queriam originalmente ZZ King, mas ficaria muito na cara. Como o King era TOP (não preciso explicar isso, né?), eles optaram por ZZ TOP.

Comente:

SIGA




PARCEIROS