Toots Hibbert

Data: 26/03/2015

Por Daniel Iserhard

Alguns devem estar se perfuntando: “Quem?”. Pois trata-se de Frederick Nathaniel "Toots" Hibbert , vocalista da banda de reggae jamaicana Toots & the Maytals, fundada em 1963 e ativa até hoje.

O sr. Toots tem hoje 72 anos. O legal é que a banda é da época que não havia ainda todo o estereótipo regueiro, é um clima totalmente diferente, é original e é bom demais. Já de antemão peço que dêem chance ao reggae, se dispam dos preconceitos e dos conceitos formados pelo estereótipo rastafari.

O cara, muito menos conhecido do que deveria, tem uma belíssima voz: foi escolhido pela Rolling Stone como um dos 100 melhores cantores de todos os tempos e foi comparado a Otis Redding algumas vezes.

Vocês que acompanham o CMM sabem a devoção que temos pelo Otis, já citado inúmeras vezes em nossos podcasts e homenageado com um post. Então essa comparação já apresenta uma bela credencial.

Apesar de pouquíssimo conhecido por aqui, esse sr. e sua banda  já ganharam um Grammy de melhor disco de reggae, em 2004, com “True Love”. Esse belíssimo álbum teve participações de ninguém menos que Willie Nelson, Eric Clapton, Jeff Beck, Ben Harper e Keith Richards

Toots ainda participou no recente tributo ao Paul McCartney “The Art Of McCartney”, cantando “Come And Get It”

Como eu não vim aqui contar a história de vida dele, deixo vocês com alguns momentos da carreira:

“54-46 That’s My Number” ganhadora do prêmio de melhor música de um festival jamaicano, nessa versão ao vivo de 1975:

 

Monkey man primeiro hit internacional, em 1970 e música que ficou conhecida também na voz de Amy Winehouse. Em 2004 foi regravada no belíssimo “True Love”, com o No Doubt. Esse vídeo é do mesmo festival de 1975:

 

Por último, um vídeo ao vivo dele cantando em 2010. E chutando muitas bundas com “Funky Kingston”:

 

Se tu chegou ao final dos 3 vídeos e não ficou fã da voz desse cara, desisto.

Comente:

SIGA




PARCEIROS