A Voz da Liberdade, Richie Havens.

Data: 17/09/2013

Por Rômulo Metal.

havens-richie-4f8dee26cf1bb

E aí headbangers, hippies, grunges, punks, góticos e pessoas de merda que leem essa bagaça! Hoje irei apresentar a vocês um músico que merecia ser muito mais conhecido e lembrado. O mestre Richie Havens.

Richie era um músico de Folk, da mesma geração do Bob Dylan e da Joan Baez, porém, infelizmente ficou um pouco esquecido pelo grande público.

O marco de seu sucesso foi o Woodstock em 1969, festival que ele abriu. A platéia gostou e ovacionou tanto sua apresentação que ela foi estendida até o ponto do músico ficar sem canções, para finalizar, como já havia tocado todo seu repertório, ele decidiu IMPROVISAR uma versão da famosa música “Motherless Child", acrescentando a palavra “Freedom” (liberade) inúmeras vezes. Essa versão acabou se tornando seu maior sucesso.

 

A marca registrada de Havens era sua forma singular de tocar violão. Devida afinação em Ré que usava, ele tocava usando o polegar, um dedo pouquíssimo usado entre os violonistas.

Apesar de ter gravado diversos álbuns, raramente compunha suas músicas, sempre preferiu interpretar canções dos Beatles ou do Bob Dylan.

 

Infelizmente Richie nos deixou em 22 de abril deste ano (2013), aos 72 anos.

Recomendo que procurem uma coletânea para começarem a ouvir, vale muito a pena, excelente violonista, com uma voz marcarte, e um som que CHEIRA à melhor parte dos anos 60.

Comente:

SIGA




PARCEIROS