10 Músicas Para Conhecer o Rock Gaúcho

Data: 23/05/2013

Por Rômulo Metal.

E aí headbangers, hippies, grunges, punks, góticos e pessoas de merda que leem essa bagaça! Estou aqui novamente para uma lista, mas dessa vez de Rock Gaúcho. Como a maioria de nossos leitores são de outros estados, achei importante apresentar aos rockers desse Brasilzão, algumas perolas e clássicos do rock que temos aqui no sul.

Acho importante deixar claro que Rock Gaúcho não é um gênero musical, é apenas uma referencia geográfica, postarei bandas de diferentes gêneros e estilos. E também não postarei bandas pequenas, undergrounds, neste post serão apenas clássicos e bandas grandes daqui dos pampas, porém que não são conhecidas no grande mainstream. Por isso apesar de ser uma de minhas bandas favoritas, Engenheiros do Hawaii não estará na lista, assim como Nenhum de Nós e Tequila Baby, pois são bandas relativamente conhecidas pelos demais estados.

PS: Caso a descrição que fiz da banda, não feche muito com a música postada, é porque estou postando a música mais famosa, o que nem sempre é o som que a banda faz com mais frequência.

1 – Graforréia Xilarmônica – Amigo Punk:

Comecei pela Graforréia, pois ela compôs o maior hino do Rock Gaúcho. TODO rockeiro aqui do Rio Grande do Sul sabe cantar Amigo Punk. Se você tem um amigo gaúcho que curte rock, e ele não conhece Amigo Punk, ele vive em outro planeta. É sem duvidas o maior clássico gaúcho.

 

2 – TNT – Cachorro Louco:

Com um rock adolescente e dançante, e algumas baladas geniais, o TNT junto com Os Cascavelletes formam a dupla de bandas mais clássicas do Rock Gaúcho.

 

3 – Os Cascavelletes – Sob Um Céu de Blues:

Como disse antes, uma das mais clássicas daqui. Os Cascavelletes em sua maioria tem letras divertidas falando sobre sexo, mulheres e muita putaria, com um Rock’n Roll no estilo dos anos 60, dando uma flertada com o psicodélico as vezes. Sob Um Céu de Blues é a mais famosa deles (por isso escolhi ela), mas em geral eles não fazem muitas baladas. Quer conhecer mais, confere o post que fiz só sobre a banda CLICANDO AQUI.

 

4 – Wander Wildner – Bebendo Vinho:

Wander é um ícone do Rock Sulista, praticamente criou um gênero novo para definir seu som, o Punk Brega, que é uma mistura no MINIMO interessante. Mas sou suspeito pra falar, Wander Wildner é um dos maiores ídolos do autor deste post.

 

5 – Bandaliera – Campo Minado:

A Bandaliera faz parte da cultura do Rio Grande do Sul. Com um rock muito influenciado com o Blues, e com os vocais da lenda Alemão Ronaldo, é uma das melhores bandas que os gaúchos já tiveram.

 

6 – Alemão Ronaldo – Me Leva Pra Casa:

Após 23 anos de Bandaliera, o dinossauro do Rock Gaúcho, Alemão Ronaldo partiu pra carreira solo, e apesar de ter ficado mais pop, continuou com músicas incríveis.

7 – Júpiter Maçã – Lugar Do Caralho:

O vocalista do Os Cascavelletes, Flávio Basso, também partiu pra carreira solo, e com uma pegada muito lisérgica e psicodélica, é o Syd Barrett dos pampas. Lugar Do Caralho é outro de nossos HINOS, em qualquer bar que toque, é cantada em UNÍSSONO.

 

8 – Rosa Tattooada – O Inferno Vai Ter Que Esperar:

Uma das melhores bandas de Hard Rock que não só o Rio Grande do Sul, mas o Brasil, já teve.

9 – Frank Jorge – Obsessão Anos 60:

Cá estamos com mais uma carreira solo, porém, eu particularmente, acho o trabalho solo do Frank, melhor do que a Graforréia Xilarmônica. Um mistura de Rock dos anos 50 com Surf Music, e letras muito bacanas.

 

10 – Charles Master – Na Minha:

Ex vocalista do TNT. Sim, to colocando muitas carreiras solos, porém os caras tinham bandas incríveis, saíram, e continuaram com trabalhos maravilhosos, não tenho culpa.

 

Espero ter ajudado e que tenham gostado de pelo menos algumas dessas bandas. Agora por favor, façam o contrario! Enviem para o CMM, ali no “Fale Conosco”, nos comentários aqui do post, ou na fanpage, as bandas clássicas do seu estado e que o Brasil inteiro deveria conhecer!

Let’s play ROCK GAÚCHO!

Comente:

SIGA




PARCEIROS