Lendas do Rock Gaúcho: Os Cascavelletes

Data: 17/04/2013

Por Rômulo Metal

            Os Cascavelletes cascaa

E aí headbangers, hippies, grunges, punks, góticos e pessoas de merda que leem essa bagaça! Hoje estou aqui para criar uma nova série de posts, “Lendas do Rock Gaúcho”, e nada melhor para começar do que Os Cascavelletes.

Estava conversando com uma leitora/ouvinte do Crazy Metal Mind, e indiquei Os Cascavelletes para a moça, e isso fez com que me desse conta, que muita gente, de outros estados, principalmente, não conhecem bandas clássicas do rock nacional, por serem aqui do sul, ou por terem acabado a muito tempo, então criei essa série de posts, para compartilhar com os amigos de outros estados o maravilhoso Rock dos pampas!

Como muita gente não conhece, não vou me aprofundar na história das bandas, apenas apresentarei e indicarei algumas músicas, até porque pretendemos fazer podcasts sobre elas, e até possíveis entrevistas…

Os Cascavelletes cascavelletes1

Os Cascavelletes foi uma banda que infelizmente durou pouco. Foi criada em 1987 e terminou em 1991 (com uma reunião de 2007). Apesar dos poucos anos de carreira e de terem lançado apenas dois álbuns de estúdio, se tornaram grandes influencias do rock gaúcho, e são muito respeitados até hoje.

O gênero que eles tocavam era uma mistura de Rockabilly com Rock Psicodélico, quase um gênero próprio, bem peculiar e agradável. Mas a grande característica da banda, eram suas letras polêmicas, normalmente falando sobre sexo, drogas, sexo, Rock’n Roll e sexo.

Dentre os músicos que passaram pela banda, estão outras lendas sulistas do rock, como Júpiter Maçã (na época, ainda Flávio Basso), Frank Jorge, Nei Van Sória, Alexandre Barea, Luciano Albo e Humberto Petinelli. Muitos deles se focaram em outras bandas que também fizeram grande sucesso, ou seguiram com esplêndidas carreiras solos.

Bom, sem mais delongas, indicarei algumas de suas músicas, o que é um trabalho difícil, devido a quantidade de canções de qualidade dos rapazes.

Sob Um Céu de Blues:

Provavelmente a mais famosa deles. Uma belíssima canção, com uma letra espetacular, porém, não deixem o ritmo arrastado dela intimidar vocês, isso é raro na banda, Sob Um Céu de Blues é uma exceção.

 

Lobo Da Estepe:

Inspirada na obra literária, uma das melhores músicas da banda, na humilde opinião deste que vos escreve.

 

Minissaia Sem Calcinha:

Dedico essa para quem estava sentindo falta da putaria letra sobre sexo nas duas indicações anteriores.

Moto:

Junto com a Sob Um Céu de Blues, Moto é uma das mais famosas e conhecidas da banda.

 

Eu poderia indicar varias músicas mais, mas para não ficar muito grande o post, e não incomodar demais quem está recém conhecendo a banda, deixo somente essas, o resto é por conta de vocês, ou peça na nossa fanpage, que terei o prazer de ajuda-los nesta empreitada em busca do Rock Sulista Brasileiro.

Mas antes de encerrar esse post, deixo para vocês uma PEROLA, Os Cascavelletes tocando a música “Eu Quis Comer Você” no programa da Angélica, cercados de crianças felizes.

 

Let’s play ROCK NACIONAL!

Comente:

SIGA




PARCEIROS