A Beleza do Punk Rock!

Data: 13/02/2013

Por Rômulo Metal

Os-25-Álbuns-Essenciais-de-Punk-Rock-

E aí Headbangers, Hippies, Grunges, Punks, Góticos e pessoas de merda que leem essa bagaça! Venho hoje para falar em especial dos Punks.

Estava eu garimpando meus gigas e gigas de músicas, passeando pelos mais variados estilos de Rock, quando encontro esta PEROLA e me lembro do quão belo, apesar de simples, o Punk Rock pode ser:

Sex Pistols–My Way

 

Muita gente deixa passar despercebida a beleza do Punk, provavelmente pelo instrumental simplista e vocal muitas vezes até desafinado. Porém, para entender o Punk tem que estar a par da situação da época, a boa e velha década de 70. Se analisarmos somente a música, realmente são simples e as vezes pobres, o que de forma alguma é algo pejorativo, pois era exatamente essa a intensão do Punk Rock.

Esqueça toda essa história de anarquia e ideologia Punk que a mídia construiu, fora algumas jogadas de marketing por parte do Sex Pistols e algumas outras raras bandas, o punk nunca esteve envolvido com politica ou qualquer coisa do tipo, a “ideologia” punk, se é que da para chamar assim, não se passava de garotos se lixando para TUDO, apenas afim de curtir a vida, e fazer música, sem se preocupar em ser bom ou não.

Ramones-003

Na década de 70 o Rock estava tomando um caminho muito técnico e virtuoso, era o auge do Rock Progressivo, músicas com 20 minutos se tornavam cada vez mais comuns, e não menosprezando o Prog, que é um gênero que me agrada muito também, ele muitas vezes deixava a desejar no quesito feeling.

Com o rock progressivo em alta, surge o Punk Rock, que nada mais é do que renovação musical. Músicas rápidas e simples, normalmente com apenas 3 acordes, o total oposto da complexidade do Prog. Outra grande característica do Punk era o “faça você mesmo”, que fez com que qualquer pessoa fosse capacitada para ter sua banda, e tocar qualquer instrumento, foi a chance de muita gente que não tinha talento e sempre sonhou em ser um rockstar.

tumblr_mcm9wp5ExG1qd9cneo1_500

Enfim, depois desse BREVISSÍMO resumo sobre o Punk, voltamos a beleza disso tudo. Acredito que o grande diferencial do Punk em relação aos outros estilos, é a sua ATITUDE, o postura dos músicos nos palcos e em frente ao seu publico (vide o vídeo, onde Sid Vicious canta de forma grotesca um clássico da música mundial famoso na voz de Frank Sinatra e Elvis Presley).

Imaginem em plenos anos 70, a sociedade conservadora e purista tendo que lidar com seus jovens usando roupas rasgadas, sujas, cabelos moicanos, correntes, drogas, e levando uma vida muitas vezes indigente quando se fala em saúde e conforto. A beleza do Punk Rock, está muito além das músicas (que eu acho em sua maioria belíssimas canções, simples, diretas e cruas), está na atitude, na forma em que os punks se portavam diante da sociedade, literalmente “ligando o foda-se” para todos a sua volta.

images

Então vocês me perguntam onde eu quis chegar com esse post? Em lugar nenhum. Apenas devaneios de um apaixonado por Rock, não apenas na música, mas em tudo que há por traz deste gênero tão majestoso.

Punk Rock, simples, belo e puro, com toda sua sujeira!

Let’s play PUNK!

Comente:

SIGA




PARCEIROS