Ghost – Culto ao pai do rock.

Data: 23/01/2013

por Cassiano Becker

Post - Ghost - Crazy Metal Mind

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Morto ou não, o rock ‘n roll tem novas formas. Novos rostos.

A bruma secular ergue-se e os carniçais sem nome tomam a frente.
O Diabo é o pai do rock. A cerimônia começa.

Primeiro, o sol:
Como que em um prenúncio de nova era, Here comes the sun, dos Beatles, foi uma das primeiras músicas da banda Ghost a gerar impacto.
O tom alegre, esperançoso, característico da música, não combina em nada com os crucifixos invertidos ostentados pelos membros da banda.
“É uma canção alegre em muitos sentidos. Então fica fácil inverter isso”, diz um dos integrantes da banda.
De fato, a música toma novo ar na interpretação dos suecos da cidade de Linköping. A chegada da primavera já não parece tão colorida. A atmosfera é fria. A antecipação de algo mau que está por vir.

[youtube]http://youtu.be/8nANf9vmW1s[/youtube]

 

Identidade:
Formada em 2008, a banda teve seu primeiro disco, uma demo de 3 faixas entitulado “Elizabeth”, lançado em 2010. As canções deste vinil de 7” acabaram dando forma ao álbum de estreia da banda, Opus Eponymous.
Já em sua primeira obra, Papa Emeritus – vocalista – e os Nameless Ghouls – todos os outros 5 intrumentistas – foram indicados ao Grammis, o equivalente sueco ao Grammy norte-americano.

Tomado de referências satanistas, Opus Eponymous é um álbum de estreia como poucos. Contrastando com a aparência dos integrantes e com a presença de palco – que parece mais uma missa ao Diabo – o som é bem elaborado e e surpreendentemente calmo.
Fortemente inspirado em Black Sabbath, Alice Cooper, Kiss e David Bowie, a obra passa longe da controvérsia explícita em suas letras. Os destaques ficam com:

Elizabeth – sobre a Condessa Sangrenta:

[youtube]http://youtu.be/AgUWqWSdj9U[/youtube]

 

Ritual – sobre sacrifício humano:

[youtube]http://youtu.be/0PakoE1eBps[/youtube]

 

Satan Prayer – oração à Satanás:

[youtube]http://youtu.be/F3c17svzDJ0[/youtube]

 

Prime Mover – a mais pesada do álbum:

[youtube]http://youtu.be/vtc-paDjG9g[/youtube]

 

O culto:
O trabalho do sexteto passou a ser reconhecido. Não demorou muito para outras bandas entenderem a qualidade por trás da premissa chocante da banda.
Figuras conhecidas, como Skrillex e Dave Grohl, foram vistos com camisetas da banda. Logo, estavam compartilhando o palco no show da Down. Em seguida, compondo festivais com Trivium, In Flames e Mastodon.

Bruma secular:

Em 15 de dezembro de 2012, em show na sua cidade natal, a Ghost tocou pela primeira vez a música Secular Haze. Esta, também, foi anunciada como primeiro single de seu próximo álbum, Infestissumam.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xm0Y0awVExo[/youtube]

 

Seja por pacto ou adoração, o grupo de encapuzados terá um 2013 memorável. Além do lançamento de sua segunda obra, também fará sua primeira apresentação no Brasil, no lendário Rock in Rio.

Ouça o Opus Eponymous.

Site da banda.

Let’s play Heavy Metal!

Comente:

SIGA




PARCEIROS