2765141396_a280178de4

PS: Post feito por Rômulo Metal.

Olá queridos leitores, estou de volta, e pela primeira vez para falar sobre uma musica. Sim, vamos descobrir quem pôs o whiskey na jarra pela primeira vez!

A maioria de vocês deve pensar que a musica “Whiskey in The Jar” é do Metallica, os mais conhecedores do assunto dirão que é do Thin Lizzy, os mais velhos dirão que quem a compôs foi a banda The Dubliners, porém, não foram nenhum deles!

“Whiskey in The Jar” é uma musica folclórica Irlandesa. Estudos dizem que a canção teria se originado no século XVII, e com base nas semelhanças, deduz que “The Beggar’s Opera”, obra de 1728 do autor inglês John Gay, teria sido inspirada pela execução de “Whiskey in the Jar” feita por um cantor folclórico irlandês.

Porém a banda folk irlandesa The Dubliners foi a primeira banda a GRAVAR a canção, na década de 60.

 

Após o sucesso dos Dubliners, a banda de rock Thin Lizzy entrou para as paradas de sucesso da Irlanda e Reino Unido no início da década de 1970 com sua versão da musica. (Na opinião de merda do autor, a melhor versão da musica.)

 

E em 1998 a banda de Thrash/Heavy Metal, Metallica gravou sua versão, que é a mais conhecida pelo grande publico.

 

A narrativa conta a historia de um salteador, que após assaltar um oficial militar ou do governo, é traído por uma mulher, não fica claro se ela é sua esposa ou sua amante. As diversas versões da canção se passam no Condado de Kerry, em Kilmoganny, Cork, Gilgarra, Sligo e outros locais por toda a Irlanda. Algumas versões também se passam no Sul dos Estados Unidos, em lugares ao redor dos Ozarks e dos Apalaches, possivelmente devido à colonização irlandesa nestes locais. Os nomes também são alterados de acordo com a versão, o oficial pode ser um capitão ou um coronel, e se chama Farrell ou Pepper. A esposa ou amante do protagonista pode se chamar Molly, Jenny e Ginny, entre outros nomes.

Era isso amiguinhos, até segunda que vem, com mais um post saboroso!

Let’s play WHISKEY IN THE JAR!